Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Live com Maria Lucia Fattorelli: Bancos seguem lucrando na crise agravada pela pandemia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Na tarde desta terça-feira (02), o Sintrajufe PI  realizou a live “Governo Bolsonaro e reformas: ataques a trabalhadores e benefício aos banqueiros”, no facebook. A transmissão ao vivo contou com a participação da Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, e como mediadora, a Diretora de Assuntos Jurídicos do sindicato e militante, Maria Madalena Nunes.

“Neste período de pandemia fica flagrante a forma como governo trata essa questão do orçamento e para quem essa crise impacta, de fato, que é a classe trabalhadora. As ações da Auditoria Cidadã não pararam, pois as reformas seguem em curso, o congresso continua continua os ataques. Incentivando a política de benesses aos banqueiros. Nossa missão é ampliar esse debate, estudar e crescer o movimento da Auditoria Cidadã da Dívida. Foi por isso que pensamos a realização desse debate”, destacou a Diretora, Maria Madalena Nunes. 

O Congresso Nacional segue em sessões remotas, dando continuidade na aprovação de medidas de privilégio aos bancos. Conseguiram votar a PEC 10, que foi aprovada já é EC 106, que autoriza o Banco Central comprar papéis podres dos bancos sem limites, como pontua, Maria Lucia Fattorelli.

“Enquanto, estão faltando recursos para salvar vidas, os bancos vão desovar papelada pobre, cerca de 1 trilhão de reais. Vemos que não há nenhum prejuízo ao lucro dos bancos, pois essa negociação de papéis faz parte dos negócios. Em plena pandemia, os bancos vão vender tudo para o banco central, por quanto eles quiserem. Isso tem que ser colocado na conta de quem aprovou essa essa PEC. Colocamos na página da Auditoria a lista de quem votou essa indecência de doar trilhões para os bancos, precisamos divulgar quem são os parlamentares e que estão arrebentando o Brasil e votaram ‘sim’. A dívida pública será agravada, sem dúvidas”, frisou.

Ainda segundo Fattorrelli, assim que o Congresso aprovou estado de calamidade pública, por conta da pandemia, foram doados 1,2 milhões, com a justificativa de que os bancos facilitariam empréstimos para as empresas. “Isso os bancos não cumpriram, pois só o que vemos são empresas falindo, vários empresários  fechando as portas e demitindo os funcionários, pois não conseguiram empréstimos a juros minimamente decentes e prazo de carência. Os bancos receberam para isso e não liberam para as empresas e ainda, seguem lucrando pois depositam no Banco Central e são remunerados. Um absurdo. Precisamos realizar mais debates como esse e chamar a sociedade para se apropriar do debate da Dívida Pública e mudar essa realidade”, disse. 

 

Para a realização do evento, o sintrajufe Piauí contou com o apoio do Auditoria Cidadã da Dívida – Núcleo Piauí, da Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) e da  Associação dos docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

Assista a live completa pelo Facebook do Sintrajufe Piauí.

Conheça a Auditoria Cidadã da Dívida