15M: Manifestação contra os cortes na Educação ocupa as ruas de Teresina

Os teresinenses responderam ao chamado de ocupar as ruas neste 15 de maio, o dia de GREVE contra os cortes no orçamento dos Institutos de Educação Superior (IES) e contra a reforma da previdência. A manifestação também ocorreu nas cidades de Parnaíba, Cocal, Picos, Floriano, Pedro II, Corrente e Angical do Piauí.

O ato arrastou para as ruas estudantes da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Universidade Estadual do Piauí, dos Institutos Federais (IFPI), Liceu Piauiense, Colégio Agrícola da UFPI e de outras diversas escolas pública da rede estadual e de colégios particulares de Teresina. Todos unidos para se manifestarem contra os cortes de 30% no orçamento das instituições superiores, que impactam diretamente no funcionamento e permanência de bolsa e desenvolvimento de pesquisa nos IES.

Na capital, o ato teve início às 8h em Frente ao INSS, localizado no cruzamento das ruas Ruy Barbosa e Areolino de Abreu. Os trabalhadores do transporte coletivo aderiam em peso à manifestação e o trânsito de ônibus foi bloqueado na estação da Praça da Bandeira.

Os manifestantes marcharam em direção ao Palácio da cidade, sede da Prefeitura de Teresina, para se unirem aos professores da rede municipal que realizavam uma paralisação da categoria. Em passeata, seguiram ocupando as ruas do centro comercial e após pequena parada na sede dos Correios, onde denunciaram o sucateamento e a privatização do órgão se dirigiram à Av. Frei Serafim, fazendo uma momento de denúncia contra o governo do Wellington Dias, enquanto passavam em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí.

O momento mais emocionante do ato foi quando os manifestantes chegaram à Av. Frei Serafim,  as vozes ecoaram e a percussão do movimento estudantil deu o tom das palavras de ordem que em um só coro gritaram: “Não é mole não! Tem dinheiro para milícia, mas não tem para a educação!”.

A juventude e os trabalhadores deram o recado, ninguém soltará a mão de ninguém e tão pouco, silenciarão às vozes do povo que e continuará na rua em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade e contra a desumana reforma da Previdência.

Texto e foto:  Valentina Tereskova

Protestos no interior do Piauí

• Cocal
Estudantes fazem manifestação contra bloqueio de recursos em Cocal

Na cidade de Cocal, a 288 km de Teresina, um grupo formado por estudantes e professores do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) realizou um protesto saindo da praça central da cidade e seguindo em direção ao sindicato dos professores do município, por volta de 9h30.

Estudantes do Ifpi fizeram protesto contra bloqueio de recursos da educação em Cocal - Piauí — Foto: Maria Romero/ G1 PI

Estudantes do Ifpi fizeram protesto contra bloqueio de recursos da educação em Cocal – Piauí — Foto: Maria Romero/ G1 PI

• Parnaíba
Estudantes fazem manifestação contra bloqueio de recursos em Parnaíba

Na cidade de Parnaíba, a concentração da manifestação aconteceu em frente a Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Além de serem contra os cortes, os manifestantes também se posicionaram contra a reforma da previdência.

Com faixas e cartazes, os manifestantes seguiram pela São Sebastião, a principal avenida de Parnaíba, em direção ao centro da cidade. Carros e motos também participaram em uma carreata. A caminhada se encerrou na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba.

Estudantes fizeram uma passeata em protesto contra o bloqueio de recursos da educação em Parnaíba- PI — Foto: Kairo Amaral/ TV Clube

Além de estudantes, professores de universidades e sindicalistas, o movimento em Parnaíba também teve a participação de professores da rede municipal de ensino que afirmam temer novos cortes do governo na área da educação básica.

• Angical do Piauí

Estudantes fazem manifestação contra bloqueio de recursos em Angical

Estudantes do Ifpi em Angical se reuniram por volta das 8h30min desta quarta-feira (15) diante da sede do campus e fizeram uma caminhada até a praça do centro da cidade. Na praça, estudantes de escolas municipais e estaduais se uniram ao grupo. O protesto se encerrou por volta das 11h.

Estudantes do campus do IFPI em Angical do Piauí fizeram passeata até o centro da cidade. — Foto: Reprodução

O professor comentou ainda que o bloqueio deve impactar ainda a economia da cidade. “Com as demissões que podem ocorrer de terceirizados e cortes de bolsas, muito dinheiro vai deixar de ser movimentado na cidade”.

Contingenciamento de recursos

Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e Institutos Federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo — incluindo despesas obrigatórias.

Em 2019, as verbas discricionárias representam 13,83% do orçamento total das universidades. Os 86,17% restantes são as chamadas verbas obrigatórias, que não serão afetadas. Elas correspondem, por exemplo, aos pagamentos de salários de professores, funcionários e das aposentadorias e pensões.

Segundo o governo federal, a queda na arrecadação obrigou a contenção de recursos. O bloqueio poderá ser reavaliado posteriormente caso a arrecadação volte a subir. O contingenciamento, apenas com despesas não obrigatórias, é um mecanismo para retardar ou deixar de executar parte da peça orçamentária devido à insuficiência de receitas e já ocorreu em outros governos.

De G1 com edições de Sintrajufe/PI