Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sindicato realiza reunião setorial com Servidores da Justiça Federal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Piauí, realizou na manhã dessa terça-feira (10),  reunião setorial com os servidores da Justiça Federal. Na ocasião foi discutido a conjuntura, pautas nacionais, mobilização da categoria contra os retrocessos, além do horário de funcionamento de expediente do Tribunal.

A intensificação da coleta de assinaturas contra a retirada dos Quintos incorporados foi a estratégia defendida pela Diretora de Organização e Assuntos Jurídicos, Madalena Nunes, como forma de evitar a redução nos salários dos servidores.

“O baixo-assinado é importante e a categoria precisa assinar para que  a decisão do Supremo Federal seja pela manutenção desse direito.  Se os Quintos não forem mantidos teremos redução dos salários dos servidores, além do abalo da garantia e segurança jurídica, que ficarão  fragilizadas. E aí, não estamos falando sobre essa pauta em específico, mas  na sua repercussão, porque a questão salarial é uma garantia de todos, assim como a segurança jurídica. Então quando se ataca esses dois direitos se joga por terra qualquer direito do povo brasileiro”, pontuou.

A mobilizando e a denúncia dos ataques presentes no texto da Reforma da Previdência, com votação em primeiro turno no Senado para a próxima semana, foi defendida pelos servidores presentes  e as redes sociais foram apontadas como o instrumento para desmentir a falácia do governo sobre rombo na Previdência Pública.

Diante da decisão do Tribunal em manter a alteração do horário de expediente da Justiça Federal para 9 às 16h, os servidores aprovaram solicitar, novamente,  junto a administração da Justiça Federal uma nova conversa sobre o horário de expediente dos servidores, assim como o relatório orçamentário com as receitas e despesas do órgão, demandas que o SINTRAJUFE/PI que não obteve resposta.

“A questão do horário acho que mesmo passando é importante o sindicato cobrar as respostas que a gente solicitou há mais de 30 dias, e ainda não obtivemos retorno. A administração do Tribunal decidiu sobre o horário de funcionamento sem responder a nossa solicitação”, destacou, o Diretor Diretoria de Comunicação, Cultura e Desporto, Saturno Dantas.

Segundo a servidora da JF, Yaslene Silva, a discussão foi importante para que os servidores se atualizassem sobre a conjuntura atual em relação a retirada dos Quintos, como dos nossos direitos previdenciários e pautas locais.

“Vivemos uma caos da reforma da  Previdência e diante dessa realidade as reuniões são momentos de fortalecimento. Discutimos  alguns pontos locais em relação a satisfação do horário de funcionamento que foi estabelecido pela administração  e o que podemos fazer diante disso é solicitar modificação a fim de que seja condizente aos horários que já vinhamos utilizando na Justiça Federal, pois vemos agora que a mudança modificou bastante a rotina e que veio de cima para baixo. Temos que usar as redes sociais e realizarmos campanhas contra a retirada de direitos “, pontuou.

Diante da problemática refente ao horário de expediente da Justiça Federal, embora tenham-se feito uma consulta e os servidores tenham se manifestado contrários à modificação do horário, praticamente nenhuma manifestação foi levada em consideração.