Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Áudios inéditos têm relatos de tortura na ditadura militar no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em gravações inéditas de sessões do Superior Tribunla Militar (STM), durante a ditaura militar (1964-1985) é possível ouvir sete ministros da época conversando sobre episódios de tortura, são eles: Rodrigo Octávio, Augusto Fragoso, Waldemar Torres de Costa, Júlio de Sá Bierrenbach, Deoclécio Lima de Siqueira, Amarílio Lopes Salgado e Faber Cintra.


Os áudios, que ao todo somam 10.000 horas, foram obtidos e analisados pelo historiador Carlos Fico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Uma parte deles foi divulgada neste domingo (17.abr.2022) pela jornalista Míriam Leitão em seu blog no jornal O Globo.


Nos registros, é possível ouvir alguns ministros, como o brigadeiro Faber Cintra, duvidando dos relatos de tortura. Outros, como o general Rodrigo Octávio, solicitam apuração dos casos. Há relatos de tortura com marteladas e choques elétricos, inclusive a mulheres grávidas, e em seus órgãos genitais.


Alguns dos ministros aceitam quando as acusações são contra o Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão do governo brasileiro da época. Outros, como o general Augusto Fragoso, reagem quando os processos acusam as Forças Armadas. Ao G1, o historiador Carlos Fico disse que desde 2018 analisa os áudios e já está na metade do processo, o que abrange o período de 1975 a 1979.


Em 10 de dezembro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade divulgou um relatório no qual responsabilizou 377 pessoas por crimes cometidos durante a ditadura, entre os quais tortura e assassinatos. O documento também apontou 434 mortos e desaparecidos na ditadura, e 230 locais de violações de direitos humanos. Eis a íntegra do Volume 1 (10 MB), Volume 2 (4MB) e Volume 3 (17MB) do relatório. À época da divulgação do documento, o Clube Militar chamou o arquivo de “coleção” de “calúnias” e de “absurdo”.


A jornalista Miriam Leitão, que teve acesso aos áudios, foi presa e torturada durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Em um de seus relatos, ela, que estava grávida à época, conta que foi colocada em uma sala escura com uma cobra.