Congrejufe discute: Movimento Sindical e os Desafios da Construção Coletiva

Um maior envolvimento das categorias na militância sindical é o tema do VII Congresso dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí. O evento acontece na Escola Judicial do TRT na sexta a partir das 14h e no sábado a partir das 9h para filiados, não-filiados e demais interessados.  Diretores do Sintrajufe-PI já estão com as […]

terça-feira 13 novembro 2012 às 15:15

Um maior envolvimento das categorias na militância sindical é o tema do VII Congresso dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí. O evento acontece na Escola Judicial do TRT na sexta a partir das 14h e no sábado a partir das 9h para filiados, não-filiados e demais interessados.  Diretores do Sintrajufe-PI já estão com as fichas de inscrições nos locais de trabalho. O Congresso é um evento gratuito e terá certificado de participação ao final, que poderá ser usado como curso de capacitação.

Com vários fatores envolvendo o fenômeno que teve início ainda no final do século XX: desmobilização em todas as categorias, o Sintrajufe-PI traz  militantes que se destacam na construção da história do movimento sindical para debater os problemas e possíveis soluções. Os debates do evento discutirão desde as questões macros, envolvendo a conjuntura política atual, passando pela dificuldade em conseguir aprovar o plano de cargos e salários da entidade, até a reforma do estatuto da entidade. Confira os debatedores e os temas:

Plínio de Arruda Sampaio Jr. é economista e professor do Instituto de Economia da Unicamp e participará do debate Conjuntura Política e Movimentos Sociais junto com Paulo Rios, coordenador do Sintrajufe-MA que também fará o debate sobre Reajuste Salarial e Plano de Carreira. Edval Nunes Cajá foi i último preso político no país e comandará o debate sobre os crimes da Ditadura Militar. Saulo Arcangeli faz parte da Executiva Nacional da CSP/Conlutas, é coordenador do Sintrajufe-MA e da Fenajufe e coordenará o debate sobre Reforma da Previdência, Sindical e Trabalhista. O diretor Pedro Laurentino coordenará a reforma do estatuto da entidade.