#Covid-19: Assembleia Geral Extraordinária Virtual aprova a suspensão das eleições e prorrogação do mandato da atual gestão do sindicato

Na tarde desta quinta-feira (28), foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária Virtual do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (SINTRAJUFE/PI), que aprovou a suspensão das eleições e a prorrogação do mandato da atual Diretoria – Gestão Nenhum Direito a Menos, Conselho Fiscal e respectivos Suplentes, eleitos para o triênio 2017/2020. A Assembleia ocorreu por meio da plataforma Google Meet.

Em caráter de urgência, a Assembleia Geral foi condicionada pelo cenário de pandemia do Covid-19 e ocorreu respeitando todas recomendações de distanciamento social  estabelecidas pelos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura e órgãos sanitários e  de saúde.

“Diante da pandemia do novo coronavírus que atinge todo o mundo, e em razão dos prazos para a realização do processo eleitoral do sindicato, que venceria no início de junho, a Diretoria não teve dúvidas em consultar a categoria sobre o adiamento das eleições, visto que nesse momento precisamos respeitar o isolamento e evitar a disseminação do Covid-19”, destacou, o Diretor de Formação Política e Sindical, Pedro Laurentino.

No início da Assembleia, os servidores presentes da sala virtual foram convidados a debater sobre a conjuntura política. Em sua fala, a diretora de Organização Assuntos Jurídicos do SINTRAJUFE/PI, Madalena Nunes, destacou que com cenário político cada vez mais obscuro é muito relevante continuar lutando de maneira organizada.

“Precisamos fazer o máximo que pudermos. Utilizar os meios disponíveis, sejam nossas redes sociais, grupos do whatsapp e assim que pudermos, as  ruas. Nessa conjuntura atroz, reflexo do governo fascista de Bolsonaro, só venceremos organizados. Infelizmente, estamos em casa agora, e os retrocessos seguem em curso, mas não podemos simplesmente baixar a cabeça. Em tempos tão difíceis precisamos acreditar, fortalecer o sindicato e conquistar as pessoas que estão ao nosso alcance”, frisou.

Para o diretor de Administração e Finanças, Donato Barros, mesmo com a pandemia e o medo de contrair o vírus, há movimentos organizados combatendo o fascismo nas ruas e assim que a curva de contágio diminuir, as manifestações terão mais força.

“As manifestações em defesa do governo estão totalmente distantes da realidade, incitam ódio e não respeitam a vida, pois nesse período se aglomerar é um verdadeiro crime. Acredito que muitas pessoas mudaram de opinião, muitos colegas nossos que antes estavam do lado do Bolsonaro passaram a ver, de fato, quem ele é. Quando a pandemia cessar, teremos mais enfrentamento. A perspectiva é que Bolsonaro caia e não termine o mandato”, explanou.

Reforçando o convite para a luta e dentro das recomendações de saúde, o diretor Pedro, em sua fala, destacou a realização de uma manifestação nacional.

“Diversos movimentos e várias de forças políticas estão convocando um ato no dia 6 de junho, do jeito que podemos fazer, com poucas pessoas, com panelaços. Vamos nas filas dos bancos para fazer a denúncia do governo. Acredito que na medida que tivermos podemos como colocar povo na rua, o um terço de apoiadores do governo diminuirá.É necessário fortalecer a unidade, pois o governo está indo para o caminho da ruptura”, destacou.

Os militares que estão no poder passaram muito tempo esperando a oportunidade de colocar para fora suas ideologias nefastas para o povo brasileiro, como ponderou, o filiado Cícero Vilson:

“Está escancarado que quem está no poder foi eleitos com o uso das fake news, mas também há ajuda dos exércitos muitos fortes, que são sindicatos e movimentos que também sustentam esse governo. A luta será muito dura, pois acho que já estamos num regime militar, porque com todos esses absurdos do governo, se estivéssemos em um período de respeito às forças democráticas, Bolsonaro já estaria fora. São tempos muitos difíceis e apesar da vontade de derrubar o governo será bem complicado”, avaliou.

Após os debates, os presentes, por unanimidade, votaram a favor da proposta de  suspensão das eleições e prorrogação do mandato da gestão pelo prazo de um ano, em face da impossibilidade de realizar as eleições no período de pandemia e das incertezas de quando será possível e seguro se reunir novamente.

Decretos para combater o Covid-19

Governo do Estado- Covid-19