Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Derrota de Bolsonaro: MP da Carteira Verde-Amarela é revogada

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Palácio do Planalto foi obrigado a um recuo na segunda-feira, 20, e anotou mais uma derrota impingida pelos trabalhadores.

Ante a caducidade da MP 905 – Contrato Verde Amarelo – e o risco de não ser votada no Senado por pressão dos trabalhadores organizados em entidades de classe (associações, sindicatos, federações, confederações e centrais, dentre outros), o governo revogou a medida.

O recuo mostra que o Planalto sentiu a pressão feita sobre o Parlamento, desidratando apoio e levando a própria base governista a sugerir a reapresentação de texto, sob o argumento de “mais tempo para a Casa (Senado), propor melhorias”.

Ao buscar revogar MP na iminência da caducidade, o governo tenta mascarar a derrota no Parlamento e assim, evidencia a importância da mobilização na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Mas um novo documento já está em finalização pela equipe de Paulo Guedes e os alertas são para que a classe trabalhadora se mantenha atenta a novos ataques.

Consultores das entidades sindicais avaliam ser grande a possibilidade de o conteúdo da atual MP 905 ser disseminado em diversas outras MPs e projetos em tramitação.

Um possível caminho a ser adotado pelo governo é a edição de nova MP para o tema, mas com aplicação apenas enquanto durar a pandemia do novo cornavírus.

Fonte: Fenajufe, com edições do Sintrajufe Piauí