Em reunião, Fonasefe aprova 10/12 como Dia de Luta contra a Reforma Administrativa e em Defesa do Auxílio Emergencial

As entidades que compõem o Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público (Fonasefe), reunidas na terça feira (17), definiram um calendário de mobilização em defesa do serviço público. Na ocasião, 10/12 foi aprovado como o Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa e em defesa do auxílio emergencial, com realização de atos nos estados e em Brasília. E, diante disso, o Sintrajufe/PI conclama a categoria a participar das atividades nacionais e locais, que serão definidas pela diretoria.

Durante a reunião, os participantes defenderam a continuidade da campanha de mídia com maior intensidade para desconstruir a narrativa perniciosa do governo sobre os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público no sentido de desqualificar o funcionalismo diante da sociedade. Além disso, foi destaque a necessidade de conscientizar a população sobre a real proposta das PEC´s 186 (“Emergencial”), 188 (“Pacto Federativo”) e 32 (Reforma Administrativa).

Os dirigentes discutiram a construção de uma audiência pública com os setores do congresso que se opõem a reforma Administrativa. O dia 10 de dezembro foi aprovado como Dia Nacional de Mobilização com realização de atos em todo o país, tendo também como pauta a defesa do auxílio emergencial para disputar a narrativa e ganhar parte da sociedade para a luta contra o desmonte do Estado. Para organizar as atividades, uma comissão foi criada, sendo composta pelo Andes, Condsef, CSP-Conlutas, Fenajufe, Sindreceita e Sinasefe.

Também estiveram presentes na reunião: ASSIBGE-SN, CSP-CONLUTAS, FENASPS, SINAIT, ASFOC-SN, SINAL, CNTSS, SINDIFISCO-NACIONAL, Entidade convidada: SINDMPU.

ENCAMINHAMENTOS

20/11 – Reunião com a comissão organizativa das atividades do dia 9 e 10/12

24/11- às 8h30min – reunião ampliada  com as entidades nacionais do FONASEFE convidando as entidades sindicais dos trabalhadores estaduais, municipais, de estatais e os movimentos sociais para construir de forma conjunta as atividades do dia 10 de dezembro.

09/12 – Construir junto aos setores do congresso nacional que se opõem a Reforma Administrativa uma audiência pública.

10/12 – Marcado para 10 de dezembro o dia nacional de mobilização contra a Reforma Administrativa e pelo auxílio emergencial de 600 reais, com atos, paralisações e manifestações nos estados e atividade performática em Brasília.

Com informações da Fenajufe