Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fenajufe promove lives ampliadas no mês da mulher

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

As mulheres correspondem à 52% da população Brasileira, mesmo sendo maioria, e muitas vezes estudem mais, elas têm menos oportunidades no mercado de trabalho, progridem menos nas carreiras em relação aos homens e frequentemente em períodos de crise são demitidas primeiro e as últimas a serem recontratadas, com salários mais baixos. Além disso, sofrem com o machismo, com assédios morais e sexuais.


Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o 4º trimestre de 2021, mostra que mulheres com 14 anos ou mais de idade representam apenas 43,8% do total de pessoas na força de trabalho e 41,6% entre o total de ocupados e ocupadas.


Por outro lado, entre as pessoas desocupadas as mulheres representam 52,2% e entre as pessoas fora da força de trabalho são 64,2%.


Pensando em debater com mais afinco esses temas tão relevantes a Fenajufe realizará várias atividades preparatórias ao 11º Congrejufe com o objetivo de deixar a programação do Congresso o mais leve possível e desafogar a pauta que é bastante extensa, tendo em vista que existem muitos pontos a serem tratados obrigatoriamente no Congrejufe. Por isso, a Fenajufe realizará uma série de palestras/debates acerca do temário do seu Congresso e essa já será uma das várias atividades pré-congressuais a serem realizadas com o objetivo de também preparar a categoria para os debates do Congrejufe, através da formação e nivelamento de todes, todas e todos os(as) servidores(as).


A Fenajufe quer dar voz às mulheres do PJU e MPU e para isso, vai realizar uma live por semana no mês de março, toda quinta-feira, às 18 horas, pela plataforma Zoom. Confira o calendário com os temas:


17/03: Pandemia de Covid-19 X feminicídio
24/03: A Mulher trabalhadora do Judiciário e MP e a violência laboral
31/03: A importância da mulher no meio sindical de hoje
07/04:Violência política como fator inviabilizador da mulher no parlamento


Nas lives uma lista de participação vai estar disponível durante o debate, para o encaminhamento do certificado de participação.