#Homenagem: Servidores e o trabalho durante a pandemia da Covid-19

Para conter o avanço da Covid-19, o distanciamento social tornou-se um fato indispensável. Com isso, a maneira de trabalhar mudou, e os servidores públicos que antes cumpriam expedientes presenciais, passaram a cumprir suas obrigações de casa. De um dia para o outro foram conduzidos a adequação, erguendo um sistema de trabalho remoto fundamental a fim de cumprir os prazos e metas. O SINTRAJUFE/PI enaltece os servidores públicos, em especial, do Judiciário Federal pelo inestimável trabalho prestado em tempos tão difíceis pela continuidade da Justiça e em prol da sociedade.

A missão diária precisou ser continuada a partir de casa e segue sendo feita com dedicação e zelo. O que foi preciso para isso acontecer? O computador pessoal, a impressora, a sua internet (que as vezes não é nem tão boa), a energia elétrica de sua residência, o celular que toca fora do horário regular de atendimento, e tudo isso, claro, pago do seu próprio bolso.

A sala e quarto de casa se transformaram em repartição pública, muitas dividindo o espaço com a cama, filhos, refeições e animas de estimação. Assim, com as audiências e Sessões Telepresenciais seu lar e intimidade tornaram-se público a desconhecidos.

As exigências não atenuaram, pelo contrário, são intensificadas a cada dia. A quantidade de distribuição de processos só aumenta. Há uma onda de reclamações a todo momento, muitas vezes sem sensibilidade alguma ao esforço súbito a que os servidores estão submetidos.

Um milhão de e-mails para atender, telefonemas, videochamadas, atendimento personalizado, reuniões a qualquer hora, grupos pelo WhatsApp, mensagens de toda ordem e que chegam nos momentos mais inusitados. Somando a isso há uma extrema pressão, stores e ameaças. Os finais de semana, feriados se acabaram. Agora, os horários ultrapassam o nosso expediente virtual. Na verdade, as horas de trabalho foram multiplicadas aos montes e os servidores seguem aguentando firme o rojão. São verdadeiros heróis.

Nós, servidores públicos, fazemos parte da história e ainda que não sejamos aplaudidos, merecemos respeito pela continuidade do serviço e a dedicação. Eis aqui um milhão de aplausos para todos nós. Essa é uma homenagem do SINTRAJUFE/PI aos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário Federal no Piauí.