Justiça Federal do Piauí barra nepotismo e afasta Lilian Martins, esposa do governador, do TCE

Em decisão liminar, a juíza Marina da Rocha Cavalcante, da 5ª Vara da Justiça Federal, suspendeu a nomeação da primeira-dama e ex-secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, do cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado. A ação foi movida pelo Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Piauí, que acompanhou o apelo dos […]

quarta-feira 11 julho 2012 às 15:43

Em decisão liminar, a juíza Marina da Rocha Cavalcante, da 5ª Vara da Justiça Federal, suspendeu a nomeação da primeira-dama e ex-secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, do cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado. A ação foi movida pelo Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Piauí, que acompanhou o apelo dos movimentos sociais quando se mobilizaram para barrar referida nomeação, posto que flagrantemente nepotista e imoral, logo nula de pleno Direito.

O Sintrajufe-PI parabeniza a decisão da Juíza e da Justiça Federal, que mantém, assim, a independência do Judiciário aos jogos de interesses instalados no meio político e repudiados pela sociedade brasileira. Reconhecer o jogo de interesses e no Nepotismo nas relações de poder no Piauí é um ato de coragem, diferente da submissão do Judiciário Estadual Piauiense, que em sua maioria, encastelada ao poder político e propiciadora do nepotismo, reconheceu prejudicada a ação.

A “falsa” eleição – jogo de cartas marcadas – da esposa do governador para o TCE, realizada em abril, foi criticada pela população em geral, movimentos sindical e sociais e por instituições que defendem a moralidade no serviço público, como a OAB, vez que flagrante a parcialidade em nomear a primeira-dama para fiscalizar as contas do próprio marido, em detrimento dos interesses sociais e em total desrespeito à população.

O Sintrajufe-PI e a população piauiense esperam e confiam que a Justiça mantenha a decisão nas demais instâncias,  reafirmando o compromisso com a sociedade e com o serviço público de qualidade, valorizado, realizado com eficiência, qualidade, probidade e imparcialidade.

Por um judiciário independente, viva a luta do povo em defesa do serviço público! Abaixo e nepotismo!

Diretoria do Sintrajufe-PI