Ministra Ellen Gracie pede aposentadoria

Por Imprensa A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, pediu oficialmente sua aposentadoria ao Ministério da Justiça. O processo do seu afastamento foi assinado nesta terça-feira (2) à noite pelo ministro José Eduardo Cardozo. A magistrada tem 63 anos, enquanto a aposentadoria compulsória para ministros do Supremo é aos 70 anos. Ela ainda teria […]

terça-feira 9 agosto 2011 às 12:40

Por Imprensa

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, pediu oficialmente sua aposentadoria ao Ministério da Justiça. O processo do seu afastamento foi assinado nesta terça-feira (2) à noite pelo ministro José Eduardo Cardozo. A magistrada tem 63 anos, enquanto a aposentadoria compulsória para ministros do Supremo é aos 70 anos. Ela ainda teria a aspiração de ocupar uma vaga em uma corte internacional.

A presidente Dilma Rousseff indicará um novo integrante. Na relação de possíveis nomes para substituir a ministra, a maioria é mulher: a juíza Sylvia Steiner, do Tribunal Penal Internacional de Haia; a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a ministra Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM); a procuradora Flávia Piovesan e a desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O único homem cotado para o cargo, até agora, é o ministro Teori Zavascki, do STJ.