Plenária nacional reforça luta em defesa do reajuste salarial em 2022

Acontece nessa quinta-feira (27), às 10h da manhã a Plenária Nacional Unificada Virtual, a reunião vai discutir a mobilização das categorias do funcionalismo público federal em defesa da recomposição de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos. O encontro é promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a primeira atividade do ano que vai reunir servidores e servidoras dos três poderes da República.

O Sintrajufe/PI reforça a convocatória à plenária e convida toda a categoria para participar. 2022 é um ano eleitoral e o prazo legal para concessão de reajuste por parte do Governo Federal é muito curto. Para além disso o Orçamento da União sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro prevê somente R$ 1,7 bilhão de margem para um eventual “reajuste”, numa manobra de para forçar alguma recomposição salarial apenas para as categorias onde o presidente ainda mantém alguma base eleitoral, como as carreiras das áreas de segurança.

Enquanto isso, R$ 1,8 trilhão foram destinados ao refinanciamento da dívida pública. “Difícil” as categorias pretendem tornar a vida do governo no próximo período, revigoradas pela derrota que conseguiram impor no ano passado a Bolsonaro e sua base aliada no Congresso Nacional e no capital privado, impedindo a aprovação da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020). A mobilização unificada, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, praticamente sepultou a tentativa de desmonte do serviço público e extinção da estabilidade dos servidores e servidoras em favor das contratações por indicação política.

Somente durante o governo Bolsonaro as categorias do funcionalismo acumulam 19,99% de perdas salariais, e ja está indicada greve nacional para o dia 3 de março.

A inscrição pode ser feita clicando aqui