Projeto cultural “Um Canto de Resistência” estreia nesta quinta (1º de setembro)

Os servidores e servidoras do Judiciário Federal no Piauí e toda a comunidade teresinense, lideranças de sindicatos, membros dos movimentos de lutas e pessoas de esquerda têm um novo espaço para unir forças e consumirem arte e cultura local. A nova sede administrativa do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (SINTRAJUFE/PI) será palco do projeto político-cultural inédito “Um Canto de Resistência”, que será realizado nesta quinta-feira (1º de setembro), a partir das 19:00h, na nova sede administrativa da entidade. A atração confirmada para a estreia é o músico, cantor e compositor Lucas Reis, com uma apresentação solo em voz e violão.

Um dos organizadores do projeto, o músico, servidor do TRT e diretor de comunicação cultura e desporto do sindicato, Cícero Vilson, destaca a importância do evento.
“O objetivo é integrar os servidores do Judiciário Federal no Piauí através da arte, bem como promover uma conscientização social e política, além de contribuir com a cultura regional. Esse projeto visa também colaborar com a revitalização do Centro de Teresina, que há tempos está ficando abandonado e carente de atividades como essa. A ideia é que esse evento entre no calendário cultural de Teresina”, explicou.

Ainda segundo o diretor Vilson, o convite é extensivo a todos os teresinenses, servidores e servidoras do Judiciário e seus parentes, sindicalistas e pessoas do movimento que defendem a causa dos trabalhadores.

“Queremos a sede do Sintrajufe-PI lotada, pois isso fortalece a nossa luta também. Contamos com todos para fazermos um excelente movimento cultural e construirmos um sindicato cada vez mais forte e atuante na defesa da cultura, da arte e dos serviços públicos de qualidade para a nossa sociedade. Que todos se engajem em prol desse projeto, vindo também prestigiar o músico Lucas Reis, filho de outro diretor que divide comigo a responsabilidade pela pasta da cultura no sindicato, que é o servidor aposentado do TRE e renomado músico piauiense, Gilvan Santos”, finalizou.

O diretor de formação e política sindical, militante político e servidor do TRT, Pedro Laurentino, destaca que o evento segue criando expectativas e é bastante aguardado pela categoria. “O projeto é um marco para nós como o primeiro grande evento cultural promovido pela nova diretoria colegiada eleita na nova sede recém adquirida. Convidei lideranças políticas e levarei minha família”, disse.

Inaugurada no final de julho deste ano, a nova sede administrativa do Sintrajufe-PI fica localizada na Rua Areolino de Abreu, nº 1673, Centro/Norte, Teresina-PI. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato no (86) 32211645 / 32210273 ou pelo whatsapp (86) 9974-1740 / 9974-1637.

O Projeto

“Um Canto de Resistência” é promovido pelo SINTRAJUFE/PI e promete entrar na agenda cultural de Teresina. As apresentações musicais e artísticas acontecerão preferencialmente nas últimas quintas-feiras de cada mês, com participação de grandes nomes do cenário musical piauiense.

O evento, que é gratuito, será realizado no estacionamento da nova sede da entidade, localizada na Rua Areolino de Abreu, nº 1673, na esquina com a Rua Quintino Bocaíuva (próximo à Praça do Fripisa e ao IFPI Central), no Centro de Teresina-PI. Além de apresentações musicais, haverá também a venda de bebidas, comidas típicas, exposição de arte local e muito mais.

Lucas Reis

Lucas Reis, se tornou cantor por influencia do seu pai Gilvan Santos, servidor aposentado do Judiciário Federal no Piauí, renomado músico piauiense, que integra a direção do SINTRAJUFE/PI.

Lucas é compositor, arranjador e produtor musical. Em seu trabalho, representa e reflete a continuidade renovada da música nordestina e brasileira. Lucas já participou de inúmeros festivais, shows e mostras de música autoral no Piauí, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.