Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto de lei impede suspensão de benefícios recebidos por servidores durante pandemia de coronavírus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os servidores públicos que estão em regime de teletrabalho não poderão ter o pagamento suspenso, ainda que temporariamente, de benefícios como auxílio transporte, adicional noturno, adicionais de periculosidade e insalubridade, pontualidade, todos os adicionais recebido em função da natureza, local ou horário da prestação dos serviços. É o que determina o Projeto de Lei 2005/2020 apresentado na Câmara pelo deputado federal Rubens Otoni (PT/GO) e outros parlamentares. Caso a proposição seja aprovada e entre em vigor, ficará vedada a suspensão dos créditos desses benefícios para quem está trabalhando em casa devido à pandemia da covid-19. O PL foi protocolado em 17 de abril.  


O projeto de lei destaca que o momento que o país atravessa, devido à pandemia de coronavírus, exige o isolamento social e que se trata de medida não optativa pelos servidores que passaram a trabalhar na modalidade de teletrabalho mesmo que temporariamente. Na avaliação dos parlamentares, portanto, não se justifica que os benefícios sejam suspensos, mesmo que por algum tempo, e que os servidores em teletrabalho acabem onerados com a supressão do pagamento que perfazem tanta importância no orçamento doméstico.

Consta no PL 2005 que a manutenção do pagamento dos benefícios, na visão dos parlamentares que apresentaram a proposta, interessa não somente aos servidores mas como ao próprio Estado tendo em vista que a manutenção do pagamento terá impacto na Economia do país. Os servidores poderão manter, assim, seu poder de compra e a regularidade de quitação de seus compromissos.

Nas justificativas apresentadas para embasar o projeto de lei, os parlamentares ressaltam ainda o fato de que o investimento com os adicionais, por parte do Estado, tem valor relativamente pequeno ante o que representará a manutenção dos benefício para os servidores. Outro argumento usado para justificar o PL 2005 foi o que de a execução do trabalho de forma remota ocorre devido ao estado de emergência em Saúde pública decretado pelas autoridades, como forma de combate e prevenção ao contágio do coronavírus. 

PL 908/2020

O deputado Ruben Otoni também apresentou o Projeto de Lei 908/20 que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a possibilidade de teletrabalho provisório, nos casos em que o trabalhador tenha de se afastar do ambiente profissional em decorrência de isolamento social por razões de saúde.

Nos casos em que o trabalho não possa ser realizado a distância, a proposta permite o afastamento do empregado, sem prejuízo do salário, por 14 dias se estiver em isolamento individual ou, no caso de isolamento coletivo, por quantos dias durar a determinação.

Otoni espera garantir segurança jurídica ao teletrabalho em situações de emergência, como a da pandemia do novo coronavírus, cuja principal medida de contenção tem sido o isolamento social.

“Felizmente as tecnologias brindam o mundo do trabalho com novas possibilidades, de modo que se podem mitigar em parte os efeitos do isolamento por meio do teletrabalho”, afirma Otoni.

Fonte: Imprensa Sisejufe com informações da Assessoria Parlamentar e da Agência Câmara.