Protesto de servidores por reajustes salariais tem saldo positivo em Brasília

No dia 27 de janeiro ocorrerá mais um ato nacional, que deve acontecer de forma virtual para reunir liderança de todo o país, e um presencial em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 2 de fevereiro.

quarta-feira 19 janeiro 2022 às 10:54

Servidores públicos foram às ruas para defenderem seus direitos, um protesto foi realizado em Brasília cobrando o reajuste salarial e a reestruturação de carreiras para os funcionários. Para o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, o balanço desta primeira manifestação, em frente ao Ministério da Economia, foi positivo.

“Mesmo neste contexto de pandemia, de Ômicron com taxa alta de transmissão no DF, tivemos 1.000 pessoas entre BC e ministério da economia e milhares de servidores acompanhando nas redes o que estava acontecendo aqui em Brasília”, disse Marques.

Ainda segundo Marques outras capitais brasileiras também realizaram atos em busca do reajuste salarial como Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro e Salvador. O recado foi dado dentro e fora das redes, mais de 1 milhão de servidores estão na expectativa da definição da política salarial do governo.

Segundo o Fonacate, órgão que reúne 37 categorias do funcionalismo público federal, no dia 27 de janeiro deve ocorrer mais atos nacionais, um de forma virtual para reunir lideranças de todo o país e um presencial em frente ao Superior Tribunal Federal no dia 2 de fevereiro.