Reajuste Já: Servidores do Banco Central fazem paralisação de 4h por reajuste

Os servidores do Banco Central realizaram hoje uma paralisação por reajuste salarial que durou cerca de quatro horas. O presidente do Sinal, Fábio Faiad, afirmou que a mobilização é uma “advertência” e contra o segregacionismo salarial do governo federal. “A paralisação de hoje dos servidores do Banco Central foi um sucesso. Atingimos a meta inicialmente elaborada e estamos prontos para trabalhar e continuar para fazer uma nova paralisação caso o governo não apresente uma proposta oficial de reajuste salarial. O presidente garantiu que serviços essenciais não deixaram de ser realizados. A paralisação foi aprovada pelos servidores na semana passada, em assembleia da categoria.

Os servidores pedem a concessão de reajuste salarial. Segundo o Sinal, a perda acumulada pela inflação já soma 26,3 salários entre agosto de 2010 e outubro de 2021. Eles também demandam a reestruturação da carreira de analistas e técnicos.

A mobilização tomou forma depois que o Congresso aprovou o Orçamento de 2022 com R$ 1,7 bilhão destinado a reajustes ao funcionalismo. O montante foi separado a partir de articulação do próprio governo de Jair Bolsonaro (PL), mas deve ser destinado apenas a policiais federais, policiais rodoviários federais e servidores do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Em janeiro, Bolsonaro sancionou o Orçamento mantendo a reserva do dinheiro para o reajuste. A medida, porém, ainda não começou a valer, pois depende de atos do próprio governo.

Outras categorias do funcionalismo também organizam protestos. Peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paralisam suas atividades desde ontem. Na Receita Federal, servidores entregaram cargos de chefia e renunciaram a seus postos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), uma espécie de ‘tribunal’ para processos relacionados a questões tributárias e aduaneiras.