Reajuste salarial: Reunião entre servidores públicos e presidente do STF é marcada para fevereiro

Servidores públicos devem se reunir na primeira quinzena de fevereiro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, em reunião marcado pelo chefe do STF. No encontro servidores iram discutir a pauta da possibilidade do reajuste salarial para a categoria que vem sofrendo com as perdas inflacionárias dos últimos anos.

A solicitação foi feita pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe). Ainda na semana passado integrantes do órgão conseguiram se reunir com a ministra Rosa Weber. A ministra recebeu a proposta apresentada pela federação, mas reforçou que o assunto seria tratado pelo ministro Fux assim que ele retornasse de seu recesso.

A reunião, que deve acontecer em fevereiro, cobra do governo federal um reajuste salarial para recompor as perdas inflacionárias nos últimos anos. A Fenajud estima que de 2019 a 2021 esses números já tenham alcançado quase os 20%.

O movimento se soma ao de diversas categorias do serviço público, que iniciaram uma pressão contra o governo federal após o Planalto sinalizar um reajuste somente para policiais federais neste ano.
Auditores da Receita Federal, por exemplo, iniciaram uma greve nos últimos dias de 2021. Servidores do Banco Central também iniciaram uma mobilização, com a entrega de cargos de chefia.