Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reforma Administrativa pode ser votada na próxima semana, na Câmara

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprovada no final de setembro em Comissão Especial na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 32/2020, da Reforma Administrativa, pode ser levada ao plenário da Câmara dos Deputados para próxima semana. A proposta é de autoria do Poder Executivo, e já passou por diversas modificações pelo relator, deputado federal Arthur Maia (DEM-BA).

A tendência é que a PEC encontre resistência entre os parlamentares para chegar aos 308 votos necessários para a aprovação. No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve se empenhar em viabilizar a aprovação da matéria.

Mas, mesmo que consiga vencer na Câmara, há uma tendência de que o projeto não consiga passar no Senado, Casa que tem se mostrado mais dura nas negociações com o Governo Bolsonaro. Alguns pontos levantam resistência, como a possibilidade de demissão dos servidores por desempenho insatisfatório, a chance de redução salarial em caso de crise econômica e a possibilidade de empresas privadas executarem atividades exercidas pelo poder público (com exceção de cargos exclusivos de Estado). Esse último ponto, mostra o risco iminente de terceirização do serviço público, diminuição da transparência e, consequentemente, da corrupção.

Por isso ainda é importante nos mantermos ativos e mobilizados dentro e fora das redes sociais. A hora é de muita pressão e mobilização, neste momento, é essencial a unidade de todas as entidades em prol dos serviços públicos. Derrubar a PEC 32 é impedir o uso do Estado para politicagens e só há um meio de se conseguir isso: intensificando a luta nas ruas e nas redes, pressionando parlamentares favoráveis à proposta.

 


Faça sua parte. Pressione os parlamentares a rejeitarem a proposta:

https://mobiliza.fenajufe.org.br/