Retorno presencial no TRT 22: Sintrajufe/PI produz Nota contrária a decisão, cria Campanha e divulga Pesquisa na categoria

Nesta quarta-feira (28), o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (Sintrajufe Piauí), produziu Nota Pública com a posição contrária ao Ato GP N°92/2021 do Tribunal Regional do Trabalho 22º Região, que regulamenta o retorno dos(as) magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) às atividades presenciais, a partir de 2 de agosto de 2021. O Sindicato entende que a medida é precipitada e ameaça à vida de todos os trabalhadores do órgão.

Confira a Nota Oficial na íntegra.

Por meio da nota, o Sintrajufe afirma que a decisão assinada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho 22 Região, Desembargadora Liana Ferraz, fere os protocolos sanitários e põe em risco os servidores, estagiários e terceirizados, bem como pessoas em geral. No documento, a diretoria defende que enquanto não houver um processo de vacinação em massa não há segurança do retorno ao trabalho presencial, pois mesmo aqueles(as) que estão imunizados(as) não estão livres tanto do risco do covid-19 quanto das variações da doença.

Destacando os perigos do retorno precipitado ao trabalho presencial, a Nota releva que “segundo os estudos científicos ainda há o risco de 6% de vítimas fatais para quem já recebeu a segunda dose. E ressalte-se que o ato obriga a volta ao trabalho desde a primeira dose, quando o risco de morte é superior a 30%”.

Segundo o Ato GP N° 92/2021 do TRT 22º, a condição para o retorno será de que o trabalhador(a) tenha tomado pelo menos uma dose de vacina (dose única) e que já tenha transcorrido o chamado tempo de incubação. Segundo o Diretor de Formação e Política Sindical, Pedro Laurentino, o Ato representa uma grande ameaça.

“O Ato amplia a presença para 50% de servidores e servidoras. Ou seja, pessoas imunizadas e não imunizadas conviverão com advogados e partes, muitos deles não imunizados. Isso tudo em um ambiente fértil para a proliferação do vírus, onde o ar-condicionado é central e circulas em todas as salas. O maior absurdo é não haver nenhum tipo de diálogo com a categoria, por meio do seu sindicato e demais organizações, o que mostra a intransigência e um tamanho desrespeito por parte da administração do TRT”, pontuou.

Ainda segundo Pedro Laurentino, o Tribunal está funcionando com 30% do efetivo realizando trabalho presencial (todos fora do grupo de risco) e 70%, no trabalho remoto. “Os servidores e servidoras tem trabalhado muito para bater as metas e cumprir suas funções, sejam no home office ou no trabalho presencial. As modalidades de trabalho não afetaram o andamento e a celeridade processual da Corte, pois os processos são 100% eletrônicos e as demandas estão sendo resolvidas, inclusive, os servidores(as), são acompanhados diariamente e tem o desempenho avaliados pelos superiores”, ressaltou.

Reunião com a Administração

A Diretoria do Sintrajufe além de publicizar a Nota direcionada a categoria, sociedade e à imprensa, fará audiência com a Administração do TRT 22º, nesta quinta-feira 29, às 11h, para tratar sobre o Ato GP N° 92/2021 do TRT 22º e o retorno ao trabalho presencial.

Campanha nas redes sociais

Diante da situação, a entidade também a Campanha virtual “Sim à Vida. Não ao Retorno ao Trabalho Presencial”, que alerta os perigos do retorno presencial sem imunização em massa.

Pesquisa sobre o retorno ao trabalho presencial

O Sintrajufe realizará a Pesquisa “Retorno Presencial no Judiciário piauiense, que busca entender que a categoria considera quanto ao retorno presencial, assim como pretende quantificar aproximadamente os casos de servidores(as) que tiveram familiares contaminados pela Covid-19, assim como o estado da saúde mental da categoria. O Questionário estará disponível para ser acessado a partir desta quinta-feira (29).