Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado segue apreciando destaques em votação de 1º turno do texto-base da reforma da previdência

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Na noite dessa terça-feira (1), o Senado Federal iniciou a votação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. Os senadores aprovaram o texto, em primeiro turno, com 56 votos favoráveis e 19 contrários. Para ser aprovada, a proposta precisava ter 49 votos favoráveis, ou 3/5 dos senadores.

Os senadores piauienses que estavam presentes na sessão e votam à favor do desmonte da Previdência Pública são Marcelo Castro (MDB), Elmano Férrer (Podemos) e Ciro Nogueira (PP).

Após a votação de três destaques, às 0h10, os senadores decidiram suspender a sessão e votar os destaques pendentes em uma sessão extraordinária convocada para as 11h desta quarta-feira (2). Após a análise de todos os destaques, a votação em primeiro turno fica concluída.

Abono Salarial

Durante a Sessão 3 destaques foram apresentados, sendo um deles aprovado. Apesar de a maioria dos senadores (42) ter votado contra o destaque, o quórum mínimo para manutenção do texto era de 49 votos. Assim, será retirado do texto um trecho aprovado pela Câmara sobre abono salarial, permanecendo a lei vigente.

Atualmente, o abono é pago para quem recebe até dois salários mínimos (R$ 1.996,00). Segundo o texto aprovado pelos deputados, o pagamento do abono salarial ficaria restrito aos trabalhadores de baixa renda, que ganham até R$ 1.364,43.

Dessa forma, por se tratar de uma supressão, a mudança não exigirá a volta da proposta para ser votada novamente na Câmara.