Servidores Públicos Federais comparecem ao ato unificado

Várias entidades representantes do funcionalismo público federal se reuniram na manhã desta quarta (25) na Praça da Liberdade para um ato unificado nacional. As principais bandeiras defendidas na manifestação foram a favor da valorização salarial dos servidores, contra a privatização do serviço público e em prol da realização de mais concursos públicos. Após um intenso […]

quarta-feira 25 abril 2012 às 16:24

Várias entidades representantes do funcionalismo público federal se reuniram na manhã desta quarta (25) na Praça da Liberdade para um ato unificado nacional. As principais bandeiras defendidas na manifestação foram a favor da valorização salarial dos servidores, contra a privatização do serviço público e em prol da realização de mais concursos públicos. Após um intenso debate, os servidores juntaram-se ao movimento realizado pelos professores estaduais, acampados em frente ao Palácio de Karnak.

O Sintrajufe-PI esteve na manifestação representado pela diretora Madalena Nunes, pelo diretor Gilvan Santos e pelo suplente Walter Avelino. A diretora Madalena Nunes discursou abordando os vários problemas encontrados no serviço público como um todo, entre eles  a desvalorização salarial e a crescente privatização. Madalena chama a atenção para o valor gasto com as terceirizações, que segundo a diretora, atingem o patamar de três vezes o valor que seria investido em servidores estatutários. “Os próprios governantes criam as empresas para oferecer serviços terceirizados ao Estado, pagando míseros salários aos funcionários, enriquecendo os proprietários”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Piauí, Paulo Bezerra, diz que uma das táticas que precisam ser utilizadas na luta é acabar com a imagem de que servidores públicos federais ganham altos salários. Paulo esclarece que desde o governo FHC, a política é priorizar o reajuste de algumas poucas categorias, deixando à mercê tantas outras que estão com os salários achatados. “Muitas pessoas prestam concurso e pedem demissão em pouco tempo por conta da desvalorização salarial. É deprimente estudar tanto e ver a decepção no contracheque no final do mês.”

Apoio à greve dos professores

Em solidariedade à greve dos professores, que já dura mais de dois meses, muitos representantes do serviço público federal manifestaram suas opiniões. A diretora Madalena disse ser uma vergonha para o governo não pagar o piso para os professores, “enquanto prega aos quatro cantos que a educação é prioridade”. Para ela, o piso por si só já é vergonhoso. Segundo Madalena, para que a educação fosse realmente prioridade, o piso teria que começar a ser discutido pelo menos no mesmo índice do que se é discutido hoje o piso para os trabalhadores em segurança: em torno de R$3 mil.

Uma resposta para “Servidores Públicos Federais comparecem ao ato unificado”

1. Lascado disse:

Interessante a diretora do sindicato dos servidores da justica federal está indignada com o salário dos professores, mas não se indigna com o fosso salarial da justiça federal, onde poucos ganham muito bem e a maioria, que não é o caso dela própria, ganham muito mal.
    Isso é que dá termos sindicalistas metidos com política partidária. Os interesses da classe vão pro beleléu.