Sintrajufe/PI participa do 6º Encontro de Comitês e Comissões pela Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste

O Diretor de Política e Formação Sindical do Sintrajufe/PI, Pedro Laurentino, representando o Comitê Memória Verdade e Justiça de Teresina, participou do 6º Encontro de Comitês e Comissões pela Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste do Brasil, nos dias 27 e 28 de setembro, em  Salvador (BA). O Encontro  foi dedicado a memória do desaparecido político Fernando Santa Cruz, pai do presidente nacional da OAB.

“O VI Encontro da Memória, Verdade e Justiça foi vitorioso. A nossa rearticulou se deu a partir dos ataques de Bolsonaro contra a memória dos que lutaram contra a ditadura. Durante o evento avaliamos o Movimento nacional pela Memória Verdade e Justiça e a pouca discussão do Relatório da Comissão Nacional da Verdade no seio da sociedade. Vivemos tempos que precismos, ainda mais, denunciar o que foi a ditadura. O Governo Bolsonaro tenta colocar como heróis os torturadores, assassinos e fascistas que estavam no poder durante a ditadura”, destacou, o Diretor, Pedro Laurentino.

Ainda durante o Encontro, Pedro Laurentino destacou que a agressão à memória do desaparecido político Fernando Santa Cruz, proferida pelo Presidente Bolsonaro, deixou todos os militantes perplexos e fez com que se sentissem pessoalmente agredidos. “Após as declarações de Bolsonaro, nós sentimos a dor de uma mãe que nunca pôde enterrar seu filho com dignidade. São tantas histórias como a de Fernando Santa Cruz que mancham e envergonham a história do nosso País. Não permitiremos que  os crimes da ditadura sejam esquecidos. Nós continuaremos resistindo. Ditadura nunca mais!”, destacou.

A  memória de Carlos Lamarca, do desaparecido político e líder das ligas camponesas, Manoel Aleixo da Silva, a liderança indígena matogrossense Marçal de Souza, e a jovem baiana Nilda de Carvalho Cunha, representando todas as bravas mulheres que deram suas vidas em defesa da democracia popular e da soberania da nação brasileira, também foram referenciados no evento.

Para cobrar das  autoridades brasileiras o compromisso em defesa do Estado Democrático de Direito, contra as tortura e por justiça, foi produzida e aprovada uma carta contendo as resoluções do evento, que pode acessada clicando AQUI

Confira a  participação do Diretor Pedro Laurentino durante o VI Encontro da Memória, Verdade e Justiça.

Estiveram presentes no VI Encontro da Memória, Verdade e Justiça, o irmão de Fernando Santa Cruz, Marcelo Santa Cruz; o sociólogo e militante político, Edival Nunes Cajá; a Deputada Federal, Luiza Erudina, o Grupo Tortura Nunca Mais e a Comissão Estadual da Verdade – BA; o Comitê Memória Verdade e Justiça dos estados de SE, AL, PE, PB, RN e CE; o Centro Cultural Manoel Lisboa-PE; a Comissão Estadual da Verdade – PB; o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular – RN; a Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou – Governo do Estado do CE; a Comitê Memória Verdade e Justiça do CE; o Grupo de Trabalho Memoria e Verdade – CE, além de lideranças políticas e sindicais, representantes do movimento de mulheres e estudantil de todo o país.