Previdência em Debate: sindicato realiza debate na Justiça Federal

Nesta sexta-feira (25), o Sintrajufe Piauí realizou uma palestra sobre a Reforma da Previdência, com a participação da professora de Economia do IFPI Campus Central, Alyne Barbosa de Sousa. A palestra  que ocorreu na sala da capacitação da Justiça Federal, integrou as atividades da Semana do Servidor Público 2019.

“Achamos de suma importância realizar esse debate como parte das atividades da Semana do Servidor Público, realiza pela Justiça Federal em parceria com o sindicato. A reforma da previdência que acabou de ser aprovada é cruel, por isso precisávamos ter esse momento de reflexão e entendimento sobre o texto”, explicou a  Diretora de Assuntos Jurídicos, Madalena Nunes.

Ainda Segundo Madalena Nunes, a atividade é um momento de conclamar todos a se mobilizarem. “Pudemos ver no debate é que muitos servidores tem dúvidas e todos irão ser atingidos com essa reforma, pois mesmo nos casos que as condições para a aposentadoria, a alíquota  de  contribuição irá aumentar. isso vai reduzir os nossos salários que já estão congelados. Então é aprofundar esse debate e trazer os servidores  para a luta, a organizar e lutar junto ao sindicato para combater essa reforma e tantos retrocessos”, pontuou.

A palestra  contou com vários servidores, que esclareceram sua s dúvidas e preocupações  com a situação do seu abono permanência e a contagem do tempo de serviço para conseguirem a aposentadoria.

Para a professora, Alyne Barbosa de Sousa, a reforma piora as condições de aposentadoria e dificulta a aposentadoria. ” Essa reforma não beneficia  os servidores. Ela dificulta. Por exemplo, contando as duas regras de transição possíveis: o sistema de pontos e o sistema de pedágio, percebemos que é aumentado em 100% o tempo que falta de contribuição para o servidor que já tem idade conseguir se aposentar.  Isso é um duro ataque aos servidores públicos, sobretudo para que está ingressando no serviço público que terão no horizonte o aumento do tempo de contribuição combinado com idade mínima para a aposentadoria, que passa a ser móvel a cada 3 anos aumenta um ano, uma completa imprevisibilidade para a aposentadoria do servidor público”, explicou.

Diante da reforma da previdência, trabalhista, terceirização e conjuntura de falta de concurso público por conta da EC 95, a  professora  afirma  “Considerando que a gente vive um momento em que o ingresso no serviço público está cada vez mais dificultado porque os concurso públicos estão minguando e a promessa de que não haja concurso público para os próximos 3 anos. Todos esses ataques são uma completa desestruturação da nossa carreira, uma completa desestruturação do mercado de trabalho como um todo.  As reformas aprovadas até agora só  agravaram o desemprego e subemprego no país”, disse.

Para a servidora Liana Valois, a palestra é relevante. “Como sempre o sindicato vem trazendo palestras importantes que impactam a vida do servidor.  A palestra nos alertou sobre  o impacto da reforma da previdência na nossa aposentadoria e que não podemos ficar parados. Nos temos que nos mobilizar”, ressaltou.

Também esteve presente no evento, o Diretor de Comunicação, Cultura e Desporto, Saturnino Dantas.