Sintrajufe/PI realiza passagem em salas no TRT e denuncia o desmonte da Justiça do Trabalho

O Sintrajufe/PI realizou passagem em salas no Tribunal Regional do Trabalho 22º Região, na quarta-feira (27), para denunciar as reformas no TRT previstas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que visam a adequação da Justiça do Trabalho aos limites da EC 95, conhecida como a PEC do Fim do Mundo. Além disso, os servidores foram convidaram para uma Assembleia Geral na próxima sexta-feira (4), no plenário (4ºandar), a partir das 9h.

Para o Diretor de Política e Formação Sindical do Sintrajufe/PI, Pedro Laurentino, a iniciativa partiu da necessidade de mobilizar o conjunto dos servidores contra o desmantelamento da Justiça do Trabalho.

“A recepção dos servidores foi muito boa. Denunciamos a pretensão do CSJT em reduzir a área administrativa dos tribunais, fundir as secretarias, coordenadorias, setores e secções. O impacto será grande. A previsão é 20% dos trabalhadores terceirizados sejam demitidos. Os fóruns como o de Teresina passarão a ter somente uma secretaria e as gratificações para quem possui funções de importância vital, como os chefes de audiência e das seções de cálculo, terão uma redução drástica. Precisamos lutar contra esses retrocessos”, ressaltou.

Ainda durante a passagem em sala, a diretoria distribuiu a edição de setembro 2019 do Boletim-Sintrajufe/PI, que denuncia as reformas para adequação da Justiça do Trabalho esta cruel realidade do congelamento de gastos através da Emenda Constitucional 95, além do brutal ataque aos direitos dos trabalhadores feito pelo governo Bolsonaro, no que é considerado a segunda fase da reforma trabalhista, a lei da liberdade econômica.

Também participaram da passagem em salas, os diretores de Administração e Finanças do sindicato, Donato Barros e Valter Albuquerque.