Sintrajufe Piauí manifesta pesar pelos servidores vítimas de Covid-19 e destaca medidas de contenção da doença

A Diretoria Colegiada do Sintrajufe Piauí, diante das notícias de falecimento de servidores do Judiciário Federal vítimas do novo coronavírus (Covid-19), vem à público manifestar imenso pesar às famílias e aos colegas de trabalho desses profissionais.

Por meio das notas publicadas no site do Sintrajud/SP, tivemos o conhecimento dos óbitos de José Dias Palitot Júnior (44 anos), servidor que atuava regime de teletrabalho e da oficial de justiça, Clarice Fuchita (63 anos), ambos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. No 25 de março, também vítima da Covid-19, faleceu o servidor do TRF-2 (Rio de Janeiro) Carlos Alberto de Araújo Rocha.

Ao passo que os diretores do Sindicado demonstram toda solidariedade as dolorosas perdas, destacam que as políticas de distanciamento social  que as administrações do Judiciário relutaram em adotar, e que o presidente da República vem minimizando irresponsavelmente, são extremamente relevantes para garantir proteção à vida dos servidores. Assim como, a importância de liberar mais recursos financeiros para o investimento em saúde pública de qualidade e no combate efetivo à pandemia.

Reafirmamos que a luta medidas como o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU), a revogação da emenda constitucional 95 – que congela o orçamento social até 2036 e já tem se refletido nos gargalos orçamentários alegados frequentemente pelas administrações – podem mudar a realidade do sistema de saúde no país, a fim de assegurar recursos para um tratamento digno e com toda a garantia de direitos.