Sintrajufe Piauí participa da V Cesta Jurídica

Na manhã desta quinta-feira (24), o Sintrajufe Piauí, por meio do Diretor de Política e Formação Sindical, Pedro Laurentino, compôs mesa de honra durante a V Cesta Jurídica, que abordou a temática “Os Novos Paradigmas Do Direito Coletivo”. O evento  foi realizado no auditório Serra da Capivara do TRT 22º Região e teve como presidente da mesa o Desembargador Francisco Meton.

Durante o evento foram abordados inúmeros temas que perpassam o direito coletivo, as leis que asseguram o trabalho digno, assim coma implantação da carteira de trabalho verde-amarela.

Para o diretor do Sintrajufe Piauí, Pedro Laurentino, o evento é muito importante pois a atual conjuntura requer conscientização. “É importante que o Tribunal Regional do Trabalho tenha essa aproximação com o movimento sindical do Piauí. Realizar atividades como essa no momento que os trabalhadores sofrem profundos ataque é extremante relevante para conscientização e o enfreamento a essa política. Acredito que para além da reflexão é necessário sair desse evento e realizarmos ações contra os retrocessos. Somente a luta organizada combate a retiradas de direitos”, destacou.

Ainda segundo Pedro Laurentino, “Há dois séculos atrás o trabalhador era comprado, pela escravidão e hoje, está sendo alugado. Os trabalhadores de aplicativo são um exemplo, pois não tem direito a 13º salário, férias, auxílio saúde e a aposentadoria. É um momento perigoso, mas também que aponta para saídas, a exemplo do povo do chile e do Equador que está mostrando que é possível resistir”, finalizou.

Segundo o Desembargador Francisco Meton, o evento  será um momento de troca. “A comunidade interessada, as lideranças sociais e trabalhistas estão aqui para trocar de ideias sobre o momento atual da organização sindical brasileira, assim como para debater o sistema de defesa dos direitos trabalhistas. Não podemos nos desiludir, pois enquanto houver trabalho haverá o Direito que assegurará um trabalho digno. O evento será, sem duvidas, relevante para promover o entendimento sobre o papel da Justiça do Trabalho e dos sindicatos para resguardar o direitos dos trabalhadores”, explicou

Também participaram do evento, a Diretoria de Assuntos Jurídicos, Madalena Nunes, lideranças sindicais, estudantes, representantes do Poder Público, além de juízes e servidores do Tribunal.