Manutenção do trabalho remoto no TRE é aprovad em reunião do Sintrajufe Piauí com o Desembargador TRE, José James Gomes Pereira

Reunião do SINTRAJUFE PIAUÍ com o TRE

Na manhã desta segunda-feira (25), o Sintrajufe Piauí reuniu-se virtualmente com o Desembargador  do Tribunal Regional do Trabalho (TRE), José James Gomes Pereira. Na ocasião, esteve em pauta a solicitação do sindicato pela manutenção do trabalho remoto no órgão em razão da pandemia da Covid-19. A reunião foi solicitada em ofício enviado ao TRE, no dia 15 de janeiro.

Defendendo o retorno ao trabalho presencial somente quando a vacinação atingir grande escala da população, o Diretor de Formação e Política Sindical, Pedro Laurentino, reforçou que “a vacina chegou, mas o efeito dela não é imediato. Isso porque ela não chegou em quantidades suficientes para imunizar todos e todas. Dessa forma, nós solicitamos que o trabalho remoto se estenda para dar mais segurança aos servidores e servidoras, assim como para  as suas famílias. A vida é o bem mais importante e precisamos defendê-lo ”, frisou.

A seguir, a Diretora de Administração e Finanças, Zeneide Nascimento, destacou que  o trabalho remoto deve continuar visto que não há prejuízos para o Tribunal. “Os servidores e servidoras têm feito um trabalho remoto com empenho e dedicação e não há prejuízos para o órgão. Acredito que o trabalho remoto é uma forma de diminuir o contágio pela COVID-19, assim como o número de óbitos. Muitas vezes as pessoas não sabem que estão infectadas e acabam transmitido o vírus. O risco é grande. A nossa preocupação enquanto sindicato é com a vida. Tudo mais pode ser recuperado, mas a vida não”, ressaltou.

Apresentando um parecer técnico, o médico  Kelson Veras, expôs que o trabalho remoto deve continuar. “Devido as festas de final de ano, onde muitas pessoas não tomaram as precauções e os índices de contaminação grave voltaram a acontecer. Como os servidores públicos não foram priorizados nessa primeira fase de imunização, vejo que é melhor permanecer como está. O trabalho remoto é a melhor opção para garantir a não disseminação do vírus”, explicou.

Ao final da reunião, o Desembargador  do Tribunal Regional do Trabalho, José James Gomes Pereira, concordou em manter o trabalho presencial suspenso e destacou a Portaria nº 10, que autoriza o trabalho remoto, continuará em vigor enquanto durar a pandemia.

Também participaram da reunião, o Diretor-Geral do TRE,  Ronaldo Braga, e toda direção administrativa do Tribunal.

Solicitação para TRT E JF

O Sintrajufe Piauí segue aguardando a resposta das solicitações de audiência encaminhadas para o Tribunal Regional do Trabalho 22 Região (TRT22) e da Secção Judiciária do Piauí (JFPI), que também debaterão a prorrogação do trabalho remoto nesses órgãos.