Sintrajufe Piauí realiza reunião setorial na Justiça Federal

Na manhã desta quinta-feira (21), os servidores da Justiça Federal se reuniram em Assembleia Setorial, convocada pelo SINTRAJUFE Piauí. Na ocasião estiveram em pauta a antecipação do horário de funcionamento do sistema de refrigeração da Justiça Federal, os passivos de férias dos servidores, a reforma administrativa e a PEC Paralela.

A partir dos debates sobre o sistema de refrigeração do prédio, a proposta encaminhada pela Assembleia foi solicitar apoio junto as associações dos servidores e as entidades de profissionais de classe e assim, intervir junto à administração para que o sistema de ar seja ligado antes de 8h:30.

Durante a Assembleia foi dado o informe sobre a execução do pagamento da diferença nos valores dos passivos dos servidores, referente as férias do corrente ano. A servidora Yaslene Silva  esclareceu as dúvidas e deu o informe de quais os servidores  aptos a receber os valores.

“A Ação administrativa refere-se ao terço de férias da última parcela do plano. Quem recebeu o terço de férias antes da implantação do plano tem uma diferença a receber, pelo que eu acompanhei está em curso para se efetuar o pagamento. Esses recursos não são para todos os servidores, são somente para aqueles que receberam o terço de férias antes da implementação antes das últimas duas parcelas, pois quem recebeu depois já está tudo correto”, justificou

Foram discutidas as ameaças aos direitos do funcionalismo público presentes no texto da reforma administrativa e na PEC Paralela – da reforma da Previdência. Segundo a a Diretoria de Assuntos Jurídicos do SINTRAJUFEe Piauí, Madalena Nunes, a mobilização diante do texto deve ser urgente. “A princípio, a PEC Paralera da Previdência seria somente para ampliar para estados e municípios o que já tinha sido aprovado na PEC 06, mas temos que estar atentos e fazer de tudo para pressionarmos os parlamentares, nas suas bases, para não deixarmos ficar pior do que já está. Precismos nos mobilizarmos desde já”, disse.

Durante a discussão foi encaminhado a realização de estudos e mais palestras para esclarecer o conjunto dos servidores os maléficos retrocessos presentes nas propostas.

“A PEC paralela está em discussão e tem muita coisa que pode modificada. Acho que é a hora de tralharmos dela porque não vamos ter a mídia em cima do meso jeito que tivemos na reforma da Previdência. Então eu acho que temos possibilidade de intervir de forma a beneficiar o conjunto dos servidores, ou pelo menos minimizar os efeitos no funcionalismo. Precisamos realizar estudos coletivos sobre essa proposta”, pontuou a servidora Yaslene Silva.

Finalizando a Assembleia Setorial o Diretor de Comunicação, Cultura e Desporto do sindicato, Saturnino Dantas, destacou a importância de união da categoria. “A Assembleia  foi uma proveitosa.O Sindicato está aqui para fortalecer os servidores. Precisamos nos reunir sempre para  conversamos sobre os nossos problemas e as dificuldades. Somente unidos podemos conquistar as melhorias”, ressaltou.