Valorizar os servidores é valorizar a Justiça e os direitos da população: reposição salarial 19,99 % já!

O Judiciário Federal é uma das carreiras do funcionalismo público que não parou durante a pandemia, graças ao comprometimento de servidoras/es em levar justiça à população. Seus esforços durante a pandemia foram responsáveis por fazer o Judiciário seguir funcionando e se aperfeiçoando. Por isso, nós precisamos ter o trabalho e esforço valorizados!

O reconhecimento pela atuação precisa ir além das palavras de incentivo. Desde 2016, os servidores do Judiciário vêm acumulando perdas salariais. O conjunto de organização de servidores no serviço público federal, apresentou reivindicação reposição de perdas salariais dos últimos três anos, que chega a cerca de 20% do valor real dos salários, que foi totalmente corroído pela inflação e pelo elevado custo de vida no país no atual governo.

Pressionado pela mobilização das entidades (sindicatos, federações e confederações) — incluindo algumas categorias que já estão em greve — o governo anunciou uma recomposição de 5% aos servidores federais a partir de julho, índice completamente insuficiente, mas que só está em pauta devido a mobilização e greve de vários setores do serviço público federal.

Diante da realidade massacrante na qual vivemos, precisamos nos unir às categorias em greve, ecoando o grito pela recomposição salarial já pelos 19,99%, em uma só voz nos quatro quantos do país. A campanha salarial está em curso e servidores do Piauí devem contribuir nesse momento para garantir a aprovação de um reajuste salarial digno.

Uma prova do poder de luta e conquista foi a unidade das categorias das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), que através de suas entidades, impediu o avanço na tramitação da reforma administrativa (PEC 32), em 2021. Essa força deve ser energizada neste ano para fortalecer a luta de toda classe trabalhadora e garantir recomposição salarial justa e isonômica para todas e todos.

O achatamento salarial dos servidores do judiciário exige uma resposta urgente e reafirma que a luta é fundamental para garantia de vitória. A hora é agora!

Recomposição salarial de 19,99% Já!