Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

10 de outubro: Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Esta terça-feira, dia 10 de outubro, é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data foi escolhida para lembrar um protesto realizado por mulheres ocorrido no dia 10 de outubro de 1980, quando mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. O objetivo é promover reflexão sobre os tipos de violência contra a mulher, incentivando as vítimas a encerrarem o ciclo de sofrimento e a buscarem apoio e orientação profissional.

Muitas mulheres não entendem que estão sendo violentadas, visto que a violência psicológica é comum e, muitas vezes, está agregada a outros tipos de agressão, sendo elas: a violência física, sexual, patrimonial e moral.

O “boletim Elas vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, sendo 495 deles feminicídios. Isso quer dizer que, no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas.

No Piauí

Os casos de violência contra a mulher no Piauí cresceram mais de 40%, no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, 2022. O informe foi da diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado das Mulheres, Ana Cleide Nascimento, em entrevista à imprensa, realizada em agosto.

Outro dado que assusta é o levantamento que mostrou que, pelo menos, 519 mulheres foram vítimas de violência sexual no Piauí, também no primeiro semestre deste ano. Os dados são referentes aos atendimentos feitos pelo serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), na capital e no interior do estado.

Mulheres negras representam 83% das vítimas de assassinatos por questões de gênero no Piauí, segundo levantamento do “Elas Vivas”. Nos últimos oito anos, foram registrados no estado pelo menos 219 casos de feminicídio. O documento, divulgado em novembro do ano passado, analisou processos de 2015 a junho 2022. Os números revelam ainda que 44,85% das vítimas possuíam entre 20 e 34 anos.

Denuncie
Políticas públicas que visam diminuir e registrar esses casos de violências vêm sendo implementadas no país. A Lei Maria da Penha, considerada uma das melhores legislações, completou 17 anos em agosto deste ano e, segundo a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, é conhecida por 98% da população brasileira.
Por causa dessa legislação, foi estruturada a rede de atendimento especializada para as mulheres vítimas de violência. O Canal Ligue 180, transformado em disque-denúncia em março deste ano, funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados e fins de semana.

A Luta

O combate a violência contra a mulher deve ser constante, sendo promovido em todos os espaços e situações. O SINTRAJUFE/PI destaca a importância desta data ao passo que ressalta a defesa, compromisso e a necessidade de toda a sociedade atuar em defesa das mulheres. Jamais podemos nos calar!