A próxima edição do projeto Um Canto de Resistência será realizada no dia 29/novembro (sexta-feira) e será um evento em homenagem à Consciência Negra.
Os convidados musicais serão os Irmãos Bezerra (Assis, Dimas e Feliciano Bezerra), que apresentarão um repertório repleto de canções afro para animar o público. Essa edição do Um Canto de Resistência será uma noite afro inspirada no projeto musical “Os Malungos”.
Assis Bezerra é músico instrumentista, cantor e compositor, atuante no cenário musical, com 30 anos de carreira. Em sua trajetória, gravou os discos “Bongô de Malê” (1999) e “Banzo” (2003), voltados ao reggae e ao afoxé, sendo um dos precursores da música afro no Piauí. Em 2015, gravou também o instrumental “Urubu Malandro”, voltado ao chorinho e ao samba.
Dimas Bezerra é cantor, compositor e intérprete. Além de tocar violão, se destaca nos instrumentos de percussão, triângulo e, em particular, o cajón. Em sua apresentação, Dimas emerge todo o seu legado musical autoral, construído ao longo de sua trajetória de envolvimento com a cultura de sua ancestralidade afro brasileira, afro nordestina, afro piauiense.
Piauiense de Teresina, Feliciano Bezerra iniciou sua carreira de cantor e compositor em meados dos anos de 1980 em Teresina, vencendo os festivais da canção V FEMP (Festival Estudantil de Música Popular, em 1985), com a canção “Mãe Inaê”, e VI FEMP (em 1986), com a canção “Coisa de Nego”, parceria com o poeta Cineas Santos. Possui canções gravadas por ele mesmo, Assis Bezerra, Jorjão, Zé Marques, Emerson Boy, Roraima e Batuque Elétrico.
O momento literário terá a escritora Rosário Bezerra, que é economista e mestra em educação pela Universidade Federal do Piauí. Militante do Movimento de Mulheres e de Negros e Negras, fez parte do IFARADÁ (Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência da UFPI), tendo publicado sua dissertação de mestrado com o título “Socializando para ser negro, os embates da família, da escola e do adolescente”.
Venha conferir mais uma edição do projeto Um Canto de Resistência! O evento é aberto para toda a sociedade. A entrada é franca!
Será sexta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 19:00h, na sede administrativa do SINTRAJUFE-PI, localizada na Rua Areolino de Abreu 1673, Centro-Norte de Teresina.