***Ante inconsistências verificadas quando da publicação desta matéria, republicanos com as devidas correções e pedimos desculpas pelo inconveniente

Em reunião realizada nesta terça-feira (25), representantes dos servidores do Judiciário e o Juiz do foro, Rodrigo Pinheiro, conversaram sobre questões importantes, como a campanha de reajuste salarial, as demandas dos servidores do SJPI e a necessidade de uma política de valorização dos servidores. A reunião também destacou a importância da mobilização nacional, marcada para o dia 20 de março.
De acordo com Pedro Laurentino, diretor do sindicato, a categoria está lutando por uma valorização salarial justa, considerando que o orçamento não está sendo distribuído de forma equitativa. Ele citou, como exemplo, o auxílio alimentação, que não acompanhou a inflação. Além disso, a questão da VPI (Vantagem Pecuniária individual) não foi paga pelo TRF1, que restringiu o pagamento a quem tinha demanda judicial e os servidores buscam uma solução para essa questão. Madalena Nunes, filiada ao SINTRAJUFE e servidora da JF, destacou a importância de dar andamento a proposta do PCCS que está do STF parado desde dezembro de 2023. Também destacou a necessidade de garantir orçamento para o pagamento da VPI, sendo a JF o único ramo do judiciário no Piauí, que não pagou esse débito. O diretor do Sindicato, Saturnino Dantas, também servidor da JF, afirmou que se houvesse boa vontade da alta administração do TRF1, os valores da VPI e da não absorção dos quintos incorporados já teriam sido pagos aos servidores desde o ano passado.

O diretor Donato Barros Filho relatou as dificuldades enfrentadas pelos oficiais de justiça na execução de seu trabalho, decorrentes do crescimento da cidade e do aumento da criminalidade. Mencionando casos de violência sofridos no exercício da função e pedindo a elaboração de um protocolo para atendimento desses servidores submetidos a situações extremas. Elogiou o bom trabalho desenvolvido pela supervisão da Ceman, contudo, ante o aumento das rotinas deste setor solicitou a indicação de mais servidores para o cumprimento das novas rotinas. Por fim, convidou o diretor do foro para uma visita a Ceman, para uma maior interação da Diref com os oficiais de justiça.
Rodrigo Pinheiro, comentou que é um ex-servidor e demonstrou solidariedade com o ocorrido. Se comprometeu em avaliar a possibilidade de ampliar o quadro de servidores e estagiários para aliviar a carga de trabalho. Para melhorar as condições de segurança no ambiente laboral, Rodrigo contou que estuda a implementação de um protocolo de segurança que, provavelmente, entrará em vigor em agosto. Ele também afirmou compromisso em levar a pauta do auxílio alimentação e buscar apoio para a categoria e destacou a importância de unir forças com o magistério e buscar uma solução para a questão do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), que está defasado.
A reunião foi considerada produtiva e os servidores saíram com a sensação de que suas demandas foram ouvidas. O Diretor do Fórum se comprometeu a buscar soluções para as questões apresentadas e os servidores se preparam para a mobilização nacional do dia 20 de março.
A luta dos servidores por melhores condições de trabalho e segurança é uma luta justa e necessária. É fundamental que as autoridades tomem medidas para garantir a segurança e bem-estar dos servidores do Judiciário.
Para mais conquistas, fortaleça a Luta, filie-se ao SINTRAJUFE/PI!