Os sindicatos nasceram como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que os trabalhadores (as) eram submetidos no sistema capitalista. Sem eles, a jornada de trabalho ainda seria de 16 horas, a exploração do trabalho infantil continuaria até os dias atuais e direitos essenciais, como férias, 13º salário, licença maternidade e descanso semanal remunerado não seriam concretizados. Todos esses direitos foram adquiridos com muita luta coletiva e sindical.

No Piauí, o SINTRAJUFE/PI escreve uma história de resistência ao longo dos seus 29 anos, sendo construída com a atuação e bravura dos trabalhadores (as) do Judiciário Federal no Piauí, e no âmbito nacional, com a colaboração da Fenajufe.

Aos que – por desconhecimento ou má fé – perguntam o que fez ou faz o sindicato, respondemos: “olhe para o seu contracheque e encontrará a resposta”. TODOS OS REAJUSTES SALARIAIS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS FORAM CONQUISTADOS COM GREVES COMANDADAS PELO SINTRAJUFE E PELA FENAJUFE. Inclusive as parcelas do reajuste atual que estamos recebendo.

Em resumo: não existe saída individual. Individualmente, no máximo se consegue uma função gratificada, que a qualquer momento poderá ser retirada pelo chefe de plantão. Já salários, estabilidade, concurso público, progressão, adicionais de qualificação, respeito e boas condições de trabalho são conquistas permanentes, obtidas com a luta coletiva.

Alguns servidores se desfiliaram ou nunca se filiaram alegando ser alto o valor da contribuição sindical (1% da remuneração). Esse é o valor padrão do Brasil. E convenhamos, é irrisório, diante das enormes conquistas salariais já obtidas e a se obter. Além do que, sempre que o sindicato coloca o tema em pauta em um dos seus congressos, esses mesmos servidores e servidoras não compareceram para encontrar conosco uma solução que lhes contemple, sem que o sindicato seja sufocado por insuficiência financeira.

O SINTRAJUFE é ‘enxuto’ financeiramente. Tocamos o trabalho com apenas 6 funcionários ( 2 secretárias + assessora de comunicação + assessor jurídico + caseiro do clube + contadora) e nenhum dos seus diretores é remunerado ou tem direito a licença classista. A militância sindical é fruto de honroso trabalho voluntário de cada um, após a sua sagrada jornada de 7 horas diárias.

O SINTRAJUFE/PI continuará a missão da defesa intransigente dos interesses de TODA a categoria, mas precisa urgentemente de novas (re)filiações para seguir cumprindo o seu papel. Dito isso, o apelo é para que os servidores e servidoras revejam as desfiliações e retornem ao quadro de colaboradores como forma de continuar avançando e mantendo o que já foi conquistado até aqui. Faça parte do sindicato! Venha escrever essa história!

A SEGUNDA CASA DO TRABALHADOR É O SEU SINDICATO! FILIE-SE!