Diretores do SINTRAJUFE/PI explicam a importância de filiação, após IBGE apontar que sindicalizações têm diminuído no Brasil

IBGE revela que Brasil possui menos de 9,2% dos trabalhadores estão sindicalizados; diretores do SINTRAJUFE/PI trazem reflexões sobre as filiações no Judiciário Federal piauiense

Representação e defesa dos direitos. Esses sãos dois motivos principais para estar filiado(a) filiado a um sindicato. Quanto maior o número de filiados e filiadas mais forte é a atuação na luta por benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras. A sindicalização é uma afirmação da consciência de classe fundamental ao fortalecimento do sindicato e da categoria como um todo.

O número de trabalhadores brasileiros que estão sindicalizados segue diminuindo com o passar dos anos conforme dados divulgados pela Agência de notícias do IBGE, em setembro de 2023. Os índices apontam que das 99,6 milhões de pessoas ocupadas no país em 2022, cerca de 9,2% (ou 9,1 milhões de pessoas) eram associadas a sindicato. Este foi o menor contingente da série iniciada em 2012, quando havia 14,4 milhões de trabalhadores sindicalizados (16,1%). Em 2019, essa taxa era de 11,0% (10,5 milhões).

“Os números do IBGE são preocupantes, pois representam um enfraquecimento do poder de mobilização e coesão das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Menos pessoas dentro de um sindicato é o mesmo que menos direitos, mais retrocesso, e enfraquecimento das entidades que representam as categorias, além de que essa situação piora as condições de trabalho”, destacou o diretor de formação Política e Sindical e servidor do TRT22, Pedro Laurentino.

Segundo o diretor de Administração, Donato Barros Filho, a situação precisa mudar urgentemente. “O esvaziamento dos sindicatos exposto pelos dados do IBGE é alarmante. As entidades sindicais estão sendo vítimas das políticas governamentais de fragilização das relações de trabalho e flexibilização de direitos. Por isso, a atual gestão do SINTRAJUFE/PI ‘Somos Resistência’ segue empenhada em mudar essa situação, realizando ações, convênios e promovendo debates que agreguem mais sindicalizados”, frisou.

Afinal, quais são os prejuízos de não estar filiado a um sindicato?

A decisão de não estar filiado(a) a um sindicato pode causar prejuízos significativos à categoria e aos trabalhadores individualmente. A falta de filiação enfraquece a força coletiva da categoria, tornando mais difícil a negociação de direitos e benefícios.

Um dos prejuízos imediatos da não filiação é a falta de representatividade. Os sindicatos são os principais representantes das categorias trabalhistas, e sua capacidade de negociar com os empregadores e lutar por melhorias depende diretamente do número de filiados e da participação ativa da classe. Quanto maior o número pessoas integrando a entidade, maior será a representatividade do sindicato, o que torna mais fácil a negociação a defesa dos interesses da categoria.

Outra desvantagem de não estar filiado é a falta de segurança jurídica. Sem a orientação e assistência do sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras ficam mais vulneráveis a abusos e violações de direitos trabalhistas, uma vez que não contam com o apoio de uma entidade que possa mediá-los em questões trabalhistas e até prestar assistência jurídica, caso necessário. Essa falta de proteção pode resultar em prejuízos financeiros significativos.

Além disso, não estar no sindicato também pode resultar na perda de diversos benefícios, tais como assistência médica, odontológica, jurídica, lazer e capacitação profissional. Essas vantagens são inacessíveis aos trabalhadores e trabalhadoras que optam por não estarem filiados, sendo que esses serviços poderiam ajudá-los a melhorar suas condições de trabalho, formação profissional e proporcionar mais qualidade de vida e lazer.

Filie-se ao SINTRAJUFE/PI

Ao filiar-se, o servidor e a servidora fortalecem e ampliam a representação da categoria, dando ao sindicato mais força para lutar pela manutenção das conquistas, ampliação dos direitos e por melhores condições de trabalho e vida para todos.
Benefícios e convênios

O SINTRAJUFE/PI oferece assessoria jurídica gratuita aos filiados (ações judiciais individuais e coletivas), informações diárias, envio de materiais, disponibilidade de agendamento do auditório da sede administrativa, lazer no clube social, diversos convênios que abrangem todo o estado, além das várias atividades, encontros e eventos realizados durante o ano todo.

Quem pode sindicalizar-se?

Servidores e servidoras ativos e aposentados do TRT, TRE E JF podem se filiar, assim como servidores e servidoras aposentados (as) e pensionistas vinculados aos órgãos do Judiciário Federal no Piauí.

Valor da contribuição sindical

A contribuição é de 1% da remuneração bruta mensal, descontada diretamente pelo Tribunal de Justiça ou da previdência em folha de pagamento.

Como preencher a ficha de filiação?

É necessário preencher a ficha de maneira completa, com letra legível, atentando para não deixar nenhum campo em branco, pois essas informações são muito importantes para o Sindicato, são elas que possibilitam a localização correta e o envio regular de nossos materiais para o filiado(a).

Venha fazer parte!

Você pode fazer a sua pré-filiação ao sindicato online, na barra superior do site ou no link ( https://www.sintrajufepi.org.br/filie-se/ ) . Após o preenchimento da ficha, nossa equipe entrará em contato com você para efetivar sua filiação.