Entidades lançam manifesto em defesa de “Vacinação Já” contra a Covid-19

Em manifesto, diversas entidades e sindicatos exigem a imediata vacinação contra Covid 19. Publicado no último sábado (2), a nota aponta que “O Brasil é um dos últimos países do mundo em que não há plano de vacinação, nem mesmo de compromisso de compras dos insumos básicos necessários para essa imunização”. As entidades também se posicionaram contrárias ao Veto presidencial sobre os gastos com a vacinação, publicada no dia 31 de dezembro.

O manifesto ressalta que a campanha de “Vacinação Já” significa “defender a vida, defender a justiça social, o direito sanitário, a democracia e o Estado de Direito, que são os compromissos basilares dos Direitos Humanos.”

Ainda segundo o documento, os vetos do presidente Jair Bolsonaro a LDO 2021, que permitiram cortar recursos para vacinas, demonstram a falta de prioridade do Governo com a população. Isso porque ao sancionar LDO 2021, publicada em 31 de dezembro, Bolsonaro vetou a regra que impedia bloqueio de gastos com vacina da Covid.

Segundo o manifesto “o Veto aos gastos especiais para aquisição das Vacinas, decidido pelo viés ideológico de ajuste fiscal não se sustenta, pois são de maior monta os gastos com hospitais, com UTIs, com remédios, com a paralisia da economia e, principalmente, pelo valor inestimável da perda de vidas humanas.

O Sintrajufe manifesta apoio à nota, ao passo que destaca a importância da luta em defesa da criação de um plano de imunização por parte do Governo Federal para um retorno seguro ao trabalho presencial. Além da continuidade no cumprimento dos protocolos orientados pelos órgãos sanitários nos locais de trabalho.