A organização dos trabalhadores por meio dos sindicatos é fundamental para obter conquistas e exigir a aplicação dos direitos trabalhistas. Apesar dos inúmeros ataques aos sindicatos, a organização dos trabalhadores continua sendo essencial .

O número de trabalhadores brasileiros que estão sindicalizados segue diminuindo com o passar dos anos conforme dados divulgados pela Agência de notícias do IBGE, em setembro de 2023. Os índices apontam que das 99,6 milhões de pessoas ocupadas no país em 2022, cerca de 9,2% (ou 9,1 milhões de pessoas) eram associadas a sindicato. Este foi o menor contingente da série iniciada em 2012, quando havia 14,4 milhões de trabalhadores sindicalizados (16,1%). Em 2019, essa taxa era de 11,0% (10,5 milhões).

Os sindicatos são os principais representantes das categorias trabalhistas, e sua capacidade de negociar com os empregadores e lutar por melhorias depende diretamente do número de filiados e da participação ativa da classe. Quanto maior o número pessoas integrando a entidade, maior será a representatividade do sindicato, o que torna mais fácil a negociação a defesa dos interesses da categoria.

Ao filiar-se, o servidor e a servidora fortalecem e ampliam a representação da categoria, dando ao sindicato mais força para lutar pela manutenção das conquistas, ampliação dos direitos e por melhores condições de trabalho e vida para todos.

O SINTRAJUFE/PI oferece assessoria jurídica gratuita aos filiados (ações judiciais individuais e coletivas), informações diárias, envio de materiais, disponibilidade de agendamento do auditório da sede administrativa, lazer no clube social, diversos convênios que abrangem todo o estado, além das várias atividades, encontros e eventos realizados durante o ano todo.

Portanto, para mais conquistas, fortaleça a luta. Filie-se ao SINTRAJUFE/PI!