
Com grande público, nessa quinta-feira (01), aconteceu a estreia do projeto cultural “Um canto de Resistência”. Promovido pelo SINTRAJUFE/PI, o evento contou com a apresentação solo do músico Lucas Reis, que é filho do Diretor do sindicato, Gilvan Santos.
Na abertura do evento, O Diretor de Formação e Política Sindical do SINTRAJUFE/PI, Pedro Laurentino , reafirmou a missão do evento.
“A gente quer fazer que essa programação entre na agenda cultural da cidade (..) Queremos trazer os artistas e dar o espaço para todos, que é importante; Os artistas, poeta, o pessoal que lida com cultura. Então, esse é o nosso movimento. Trazer o pessoal que milita nos sindicato e a nossa categoria”, explicou.
A seguir, o cantor e compositor Lucas Reis cantou grandes sucessos da música piauiense e clássicos da MPB. A sua versão de “Mar de Teresina”, composição de seu pai Gilvan Santos, que ´é membro da Diretoria do sindicato, foi cantada a coro pelos presentes do evento.

Convidado ao palco, o Diretor Pedro Laurentino enriqueceu a noite com poesia engajada e política. Após recitar suas poesias, Laurentino realizou um sorteio relâmpago de sua coleção de livros.

O Diretor do SINTRAJUFE/PI, músico, e um dos organizadores do evento, Cícero Vilson , aproveitou o espaço de cantoria para defender a importância da ocupação do centro com a promoção de cultura. Ele se também apresentou no evento, cantando músicas que marcaram gerações.

“O nosso evento é feito com essas pessoas aqui, que lutam por dias melhores, que lutam por um serviço público de qualidade, que lutam por causas sociais muito importantes para tosos nós.
Integrando o momento musical, o compositor e músico Zé Roraima , animou a atividade e cantou grandes sucessos de sua autoria.

Servidores do Judiciário, militantes e sindicalistas compareceram ao evento. A candidata a governadora do Piauí pelo PSOL, Madalena Nunes, que integrou a gestão anterior da entidade, fez uma fala enaltecendo a cultura local e parabenizando a realização do evento.
“Era muito triste ver o centro abandonado, muitas lojas fechadas. Não havia mais música e as praças abandonada. Queremos, enquanto iniciativa nossa, dizer que nos temos sim que vários sindicatos no centro que podem contribuir, sindicatos e outros movimentos, partidos políticos, que podem contribuir para trazer novamente essa cultura da noite de Teresina, essa Cultura da vida de Teresina no centro”, finalizou.

O candidato ao governo do estado pelo PSTU, Geraldo Carvalho, se fez presente. Os produtores culturais do Geleia Total e a premiada Chefe Antonia , também participaram no evento, com exposição de arte e comidas típicas.

Prestigiaram o evento os Diretores: Cristiana Bertulani, Tatiana Martins, João Roberto, Valter Braga, Gilvan Santos, e Adivaldo Nascimento, Ricardo Ferreira.