Sintrajufe Piauí compõe Comissão de Prevenção e ao Assédio Moral e do Assédio Sexual no TRE

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí indicou representação da diretoria para compor a Comissão de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI). O sindicato enviou o nome da Diretora de Administração e Finanças, Zenaide Nascimento, na última sexta-feira (15) .

Segundo documento do TRE, a criação da Comissão é o reflexo da Resolução do CNJ nº 351 de 28 de outubro de 2020, que Institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.”. A Comissão será uma ferramenta importante de combate a tais práticas e buscar defesa das vítimas, como destaca a Diretora Zeneide Nascimento:

“Participar da Comissão de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no TRE PI é extremamente importante, vez que as mulheres servidoras tem enfrentado constantemente esse tipo de assédio ao longo do tempo, tendo que se defender sozinhas e incorrendo em perseguições no ambiente de trabalho quando decidem denunciarem e exporem seus assediadores. A atuação dessa Comissão representa uma forma de inibir a ação dos assediadores e uma alternativa possível de resguardar o direito das vítimas de denunciarem esse tipo de atitude sem medo de represálias por parte deles”, destaca.

Ainda segundo Zeneide Nascimento, a falta de amparo das vítimas tem gerado diversos problemas no ambiente de trabalho. “O assédio no trabalho traz consequências psicológicas. As  vítimas passa a ficar nervosas, inseguras, o que afeta o desenvolvimento e a qualidade do trabalho destas. Vamos atuar para garantir amparo às vítimas “, frisou.