A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí -SINTRAJUFE/PI, repudia a tentativa autoritária do governador Rafael Fonteles, bem como, a decisão autoritária do judiciário piauiense, de tentar impedir a legítima greve dos docentes, antes mesmo de ser iniciada.

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, deliberaram pela paralisação das atividades a partir do dia 02 de janeiro de 2024. Reivindicam a rejeição do Projeto de Lei 09/2023, apresentado pelo governador à assembleia legislativa, que amplia a jornada de trabalho e prejudica a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, professoras e professores da Uespi exigem recomposição salarial, cuja defasagem está em torno de 68%.

Foi com surpresa e indignação que a categoria recebeu, pela imprensa comercial, a notícia de que o movimento de paralisação foi decretado ilegal pelo Tribunal de “Justiça”, a pedido do atual governador Rafael Fonteles (PT).

Dessa forma, o governador Rafael Fonteles e Judiciário desrespeitam direito de greve, que é garantido na Carta Constitucional de 1988 e também na Constituição do Piauí.

Ao passo que a diretoria do SINTRAJUFE/PI presta apoio ao legitimo movimento, também exige respeito ao Direito de Greve, além da imediata abertura de negociação e que as reivindicações da categoria sejam atendidas.

TODO APOIO À GREVE DE DOCENTES DA UESPI!

LUTAR É UM DIREITO, NÃO É CRIME!

Diretoria do SINTRAJUFEPI