Entrevista: Diretor de cultura Cícero Vilson fala sobre o projeto “Um canto de Resistência” na rádio Fm Cultura de Teresina

Nessa terça-feira (21), o diretor de cultura do SINTRAJUFE/PI, musicista e servidor do TRT22, Cícero Vilson, esteve na Rádio FM Cultura de Teresina 107.9 para divulgar o projeto cultural “Um Canto de Resistência”, que terá mais uma edição nesta quinta-feira (23).

Entrevistado pelo locutor e poeta Marco Aurélio, que foi atração literária do projeto em janeiro desde ano, Vilson falou sobre a missão à frente do projeto cultural e da importância da ocupação do Centro com música, literatura e outras expressões de arte.

“Nosso projeto nasceu após a aquisição da sede administrativa do sindicato e ganhou o nome de “Um Canto de Resistência” por se relacionar a essa conquista e também por promover a música, por meio da canto. Também se relaciona a resistência do movimento cultural após a pandemia, além de ser uma forma de ocupar o Centro. Em setembro de 2022, iniciamos o projeto efetivamente. Nosso evento cresceu bastante e passou a destinar um espaço também para a literatura. Inclusive, o poeta Marco Aurélio, que é o locutor da Fm Cultura, inaugurou o ‘Momento Literário’ como atração em janeiro deste ano. De lá para cá, o projeto é ainda mais sucesso! Preciso agradecer em nome da diretoria a todos os artistas e colaboradores do projeto“, destacou, Cícero Vilson.

Abordando as perspectivas da literatura piauiense, Vilson também intermediou o bate-papo ao vivo com o poeta e compositor Acilino Madeira, que foi atração literária do nosso projeto no mês de setembro. Na conversa, o poeta Acilino apresentou a profundidade e reflexões sobre a sua obra “A Ilusória Geometria da Insanidade”, bem como de poesias suas que foram musicadas por parceiros. Acilino também fez uma uma reflexão sobre o relevante tema da consciência negra, que é bastante engajado.

Saiba mais sobre o evento desta quinta-feira 23/11

Com a temática “Natal sem fome”, acontecerá nesta quinta-feira (23), às 19h, mais uma edição do projeto cultural “Um Canto de Resistência”, na sede administrativa do SINTRAJUFE/PI, localizada no centro de Teresina, na rua Areolino de Abreu, 1673. Esta edição também promoverá uma campanha solidária: a diretoria do sindicato convida os colegas e amigos a virem ao evento trazendo 1Kg de alimento não perecível para que sejam realizadas doações a quem mais precisa neste Natal. Leia mais aqui.

O renomado cantor e compositor Ostiga Júnior e o guitarrista e professor Filipe de Sousa, que integra a Orquestra de Violões de Teresina, serão as atrações musicais da noite.

A obra da poetisa Celma Reis “Cinquenta Tons de Borboletas” será apresentada ao público que comparecer ao evento durante o “Momento Literário”.