Sindicato e TRT debatem retorno ao trabalho presencial

Na manhã desta quinta-feira (29), o Sintrajufe Piauí reuniu-se com gestores do Tribunal Regional do Trabalho 22º Região acerca do ATO GP 92/2021, que determina o retorno ao trabalho presencial de parte considerável de servidores, magistrados e estagiários. Na ocasião, os diretores do sindicato Pedro Laurentino, Donato Barros e Zeneide Nascimento foram recebidos pelo Juiz Auxiliar Adriano Craveiro, e pelo Diretor Geral Humberto Ayres, representantes da presidente do TRT, Desembargadora Liana Ferraz,  que informou estar afastada por recomendação médica.

Durante o encontro, o Diretor Pedro Laurentino criticou a forma como o ATO GP 92/2021 foi elaborado, excluindo os servidores, e fez diversas ponderações sobre a decisão. “Os efeitos do Ato devem ser adiados até que a maioria da população, incluindo o pessoal do TRT, esteja imunizado. O sindicato entende que o retorno deve se dar de forma mais vagarosa, como o caso do TRT15 e outros tribunais. Nesses locais, apenas 25% do efetivo retornará  em agosto, com jornada diária de 4 horas e sob forma de rodízio . Trabalho se repõe, vida não”, ponderou.

Em seguida, o Juiz Auxiliar Adriano Craveiro, secundado pelo diretor geral, argumentou que para fixar o limite de até 50% da força de trabalho presencial, foram realizado estudos, mas o índice dificilmente seria atingido imediatamente. Completou dizendo que cada gestor poderá determinar o quantitativo dos servidores que retornarão, inclusive sob forma de rodízio, se desejarem. E, na medida em que o percentual de servidores imunizados crescer, nos meses de setembro ou outubro, será diminuído o percentual de pessoas não imunizadas no espaço físico do Tribunal.

Em réplica, Pedro Laurentino informou que mantém diálogo constante com o diretor de Gestão de Pessoas, João Batista, antes de levar o debate para o seio da diretoria, mas que na grande maioria das vezes o sindicato toma conhecimento das medidas administrativas quando elas já foram publicadas na página do Tribunal. Disse ainda que o sindicato está providenciando uma pesquisa sobre o ATO GP92/2021 junto à categoria para avaliar a decisão e buscar alternativas, de forma coletiva.

O Juiz Adriano Craveiro se comprometeu a levar a demanda dos servidores para a presidente ainda na tarde desta quinta-feira (29) e retornar com uma resposta ao sindicato.

Por fim, o diretor Donato Barros fez  ponderações acerca dos Oficiais de Justiça do TRT, que estão com o quadro pessoal defasado, que está sendo suprido por oficiais Ad Hoc e cujos cargos estão sendo transformados em Analistas sempre que ocorre vacância. Em relação ao tema, o diretor geral Humberto Ayres se prontificou a receber uma comissão dos oficias para tratar do assunto e adotar previdências.

Reunião com a categoria

Nessa sexta-feira, às 15 horas, o sindicato fará uma reunião virtual com os servidores do TRT 22º para detalhar as informações e discutir a melhor estratégia a ser adotada.